João Pessoa está a pouco mais de um mês de receber um dos mais importantes festivais de música erudita do País. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança, nesta quinta-feira (29), às 10h, na Igreja São Francisco, no Centro Histórico, a programação do III Festival Internacional de Música Clássica, que será realizado entre 29 de novembro e 5 de dezembro.

II Festival Internacional de Música Clássica - foto Rafael Passos

- Publicidade -

Na solenidade, que contará com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, serão anunciados os musicistas convidados para os concertos gratuitos, entre nomes locais, nacionais e estrangeiros e as estrelas da edição de 2015. No ano passado, o homenageado foi o maestro Isaac Karabtchevsky, que regeu a memorável apresentação de encerramento, no Espaço Cultural.

A solenidade desta quinta também prevê uma apresentação da Orquestra de Cordas Infantojuvenil do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, do Alto do Mateus, juntamente com um quinteto de instrumentistas venezuelanos advindos do El Sistema. O concerto será apenas corolário de uma série de workshops que o quinteto desenvolverá até sexta-feira (30), na sede da ASMB-João Pessoa (na Rua Padre João Félix, Alto do Mateus).

O festival – Sucesso de público e crítica em duas edições, com concertos lotados pelo público pessoense, o Festival Internacional de Música Clássica vai contar mais uma vez com um catálogo de alguns dos artistas mais respeitados da música erudita mundial, em passagens por igrejas históricas e pontos turísticos da Capital, além de eventos de formação musical gratuitos (masterclasses), ministrados pelos artistas convidados entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Quinze músicos de seis nacionalidades diferentes são esperados para este ano.

O violinista brasileiro naturalizado holandês Alberto Johnson é um dos que estão à frente da coordenação artística do festival.

II Festival Internacional de Música Clássica - foto Rafael Passos

“Teremos 23 concertos no total, ambientados no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Baptista e do São Francisco. Serão quatro concertos por dia, realizados às 14h30, 16h, 18h e 20h”, detalha.

“Para a cidade, mais uma vez este evento representa um ganho cultural inestimável em termos de transmissão de conhecimento. O nosso trunfo revela-se na alta qualidade dos instrumentistas”, aposta Maurício Burity, diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O III Festival Internacional de Música Clássica é realizado pela Prefeitura da capital (PMJP), por meio da Funjope, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Secom-PMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui