Seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS) para ampliar a cobertura vacinal e criar um bloqueio imunológico contra a doença, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) convoca os pais e responsáveis para vacinar as crianças de seis meses a menores de 1 ano contra o sarampo a partir desta quinta-feira (22). As doses são ofertadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas municipais e Centro Municipal de imunizações da Capital.

Essa medida preventiva é destinada principalmente a crianças que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, prevista também no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. “Na rede municipal temos feito orientações aos profissionais das salas de vacina para potencializar a busca ativa e oferta das vacinas para efetiva barreira epidemiológica, considerando que há regiões com surto da doença e o objetivo é proteger a população”, explicou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde.

- Publicidade -

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto, 1.680 casos confirmados de sarampo em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os últimos casos da doença registrados em João Pessoa foram em 2010 e 2013. “O sarampo é uma doença que é transmitida ao falar, tossir e espirrar. Então é importante que as pessoas vejam a importância da vacinação porque é a única forma de prevenção da doença. Inclusive, quem viajou para alguma cidade que está com surto ativo do sarampo e apresenta sintomas da doença, deve procurar uma unidade de saúde”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da PMJP.

A “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. “Além dessa dose, é importante que os pais e responsáveis sigam o calendário vacinal e levem os filhos para tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, completou Virgolino.

Tríplice Viral – A PMJP oferta a vacina tríplice viral, que protege crianças e adultos contra o sarampo, caxumba e rubéola, nas Salas de Vacinação distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização.

A vacina deve ser ministrada em duas doses a partir de um ano de idade até 29 anos, 11 meses e 29 dias de vida do cidadão. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada. Já para adultos com idade entre 30 a 49 anos 11 meses e 29 dias basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado. E os profissionais da área de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que tomou as duas doses, não é necessária nenhuma outra.

Em 2018 foram aplicadas 49.739 doses da Tríplice Viral. Já neste ano, até o mês de junho, já foram 17.690 doses aplicadas em crianças. Para mais informações ou esclarecimentos, os usuários podem ligar para o número 3212-3371 ou procurar uma das salas de vacina nos serviços de saúde de João Pessoa.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui