Cerca de mil profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estarão mobilizados em mais de 100 postos de imunização neste sábado (30), até às 12h, no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A segunda fase da Campanha teve início no dia 18 de novembro e é destinada a adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, mas o município estenderá para adultos até 49 anos.

A abertura oficial da Campanha será na Praça das Acácias, no Parque da Lagoa, no período das 8h às 12h. em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em João Pessoa a meta de 95% de vacinação foi atingida no que é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), para crianças com idade de um ano.

- Publicidade -

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunizações (Torre), de segunda à sexta-feira e, faz parte do calendário de rotina.

Em 2019 foram administradas até o momento 47.982 doses da vacina tríplice viral. No público com a faixa etária de 20 a 29 anos foram administradas 8.242 doses.

A cobertura em crianças de um ano de idade está em 96,86%, superando o recomendado pelo Ministério da Saúde que é 95%. “Estamos convocando toda a população que se encaixem no perfil desse chamamento para procurarem uma USF e, se necessário tomar a vacina”, informou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da PMJP. “Estamos trabalhando para criar um bloqueio sanitário e, protegendo as pessoas contra a doença, considerando que a vacina é a única forma de prevenção para o sarampo”, completou.

Dados – Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), 2019, foram notificados 53.761 casos suspeitos de sarampo, destes, foram confirmados 11.896 (22,1%) casos, sendo 9.300 (79,0%) por critério laboratorial e 2.596 (21,0%) por critério clínico epidemiológico. Foram descartados 22.089 (41,1%) casos e permanecem em investigação 19.776 (36,8%).

Em João Pessoa houve casos de sarampo nos anos de 2010, 2013 e 2019. Em 2010 foram 50 casos confirmados e 2013, seis casos da doença. Já em 2019 foram notificados 97 casos suspeitos, com 18 confirmados, 55 descartados com amostras positivas no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba e Laboratório de referência nacional – FIOCRUZ).

Também devem tomar a vacina: As crianças de seis meses a 11 meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. Com 12 meses a criança irá tomar a tríplice viral e com 15 meses a tetra viral. Crianças menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), terão o cartão de vacinas atualizado e será ofertado a vacina conforme situação vacinal encontrada. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

“Menores de 30 devem comprovar duas doses da vacina com componente do sarampo e, na faixa etária de 30 a 49 anos, a comprovação de uma dose. Se o usuário for profissional de saúde, independente da idade, deve ter duas doses da vacina”, ressaltou Fernando Virgolino.

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui