Uma semana após entrar em vigor em João Pessoa o novo decreto com medidas mais restritivas para conter a disseminação do coronavírus, a população vem se adaptando a nova realidade e mudado alguns hábitos. Nas praças e na orla, regiões comuns de concentração de pessoas, a movimentação diminuiu bastante nos últimos dias e quem se exercita ou trabalha nesses locais já percebe a mudança.

O professor Walber Vieira de Albuquerque é um exemplo disso. Ele pratica corrida e há cinco anos se exercita na Praça da Paz, nos Bancários. “Acho que o decreto é certo. Venho nesse horário, por volta das 10h, pois tem pouca gente”, defende. Ele conta que por muitas vezes era comum ver no local aglomeração e pessoas sem máscara. “Eu tomo todos os cuidados e respeito às medidas desde que começou a pandemia. Mas, às vezes, ainda vejo pessoas sem máscara e por isso preferi trocar meu horário”, relata.

- Publicidade -

Mesmo quem precisa de público para trabalhar, como é o caso dos comerciantes, concorda que as medidas são necessárias. Francisco Araújo vende seus produtos alimentícios em quiosques de praças e afirma que seu faturamento caiu pela metade com a pandemia, mesmo assim concorda com as medidas. “Se as pessoas respeitarem, não vai precisar fechar tudo”, afirmou.

O comerciante vende queijos e manteiga a domicílio e garante que não atende pessoas sem máscara e às 15h encerra o atendimento. Ele acredita que as pessoas estão mais conscientes e até ficam com vergonha de não usar máscara ou ficar em grupos grandes.

Na Praça da Independência, os frequentadores também mudaram seus hábitos. O jardineiro Irenaldo Florence de Souza trabalha no local todos os dias e diz que as pessoas não deixaram de frequentar o espaço, mas estão se comportando de forma diferente. “Não vejo mais grupos grandes e diminuiu muito o volume de pessoas circulando em alguns horários, principalmente no fim da tarde. Ainda vemos famílias brincando, mas sempre distantes umas das outras”, garante.

Cuidados – Além do distanciamento social, os cuidados com a higiene e o uso correto da máscara são as formas mais eficazes de prevenção ao coronavírus. O vírus é transmitido por meio de pequenas gotas da respiração quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até mesmo fala. Essa propagação é mais provável quando as pessoas estão próximas umas das outras. É importante ainda manter as mãos limpas, evitar contato com os olhos e higienizar objetos.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui