O Porto de Cabedelo concluiu, nessa quinta-feira (12), a operação de embarque de 18 mil toneladas de minério ilmenita para a Europa. O minério tem como destino final a França e a Ucrânia, porém o embarque acontece do terminal paraibano até a cidade de Rotterdam, na Holanda, e de lá segue para a França. Ainda este mês, mais 13 mil toneladas da ilmenita serão embarcadas para a Ucrânia em outra operação, totalizando 31 toneladas que serão exportadas.

Essa primeira carga foi embarcada no navio graneleiro Lalinde, que atracou na última sexta-feira, dia 6, no berço 107 do Porto de Cabedelo e permaneceu em operação de embarque até essa quinta-feira (12), quando desatracou com destino a Rotterdam.

- Publicidade -

A ilmenita é o mineral de titânio de ocorrência mais comum e abundante. 88% da produção mundial de titânio é obtida da ilmenita. No Brasil os principais municípios produtores são: Mataraca (PB); São Francisco de Itabapoana (RJ) e Santa Bárbara de Goiás (GO).

A presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, ressaltou que o Porto de Cabedelo vem registrando aumento na movimentação mês a mês, com destaque para a exportação, uma vez que, mesmo tendo característica importadora, no ano passado, o porto registrou um aumento de 60% nas exportações.

Além da ilmenita, o Porto de Cabedelo serve ainda como canal para escoar blocos de granito, também extraído na Paraíba, que é exportado para a Itália.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui