A população do bairro do Roger pôde conferir de perto as novas instalações de sua Unidade de Saúde da Família (USF). O espaço foi totalmente reestruturado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e entregue na manhã desta segunda-feira (29) pelo prefeito Luciano Cartaxo. Com a solenidade, a gestão alcança a marca de 14 USFs construídas ou reformadas, que estão levando melhores condições de atendimento para diversos bairros da Capital. No total, foram investidos R$ 350 mil.

De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, a obra beneficia diretamente 2,5 mil famílias do Roger, o que representa cerca de dez mil pessoas. “Essa é uma ação que foi demandada pela população no Orçamento Participativo e que estamos tornando realidade, o que demonstra nosso compromisso em atender a necessidade de quem mais precisa. Com a entrega de mais uma USF estamos garantindo condições ideais de trabalho para os profissionais da saúde e garantindo um melhor acolhimento da população”, declarou.

- Publicidade -

A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Roger I e II possui uma área de 430 m² e está localizada na Rua 19 de Março. O espaço conta com dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e outros dois de enfermagem, além das salas de nebulização, curativo, coleta, vacinação, exame citológico, esterilização, escovódromo e farmácia.

A estrutura foi aprovada pela aposentada Janete Gomes, de 76 anos. “Eu já gostava muito da médica, era muito bem tratada, mas agora ficou ainda melhor porque está tudo bonito, organizado. A gente se sente bem”, declarou. Nilda Macena, de 51 anos, que é auxiliar de serviços, também aprovou. “A gente não tinha nem lugar pra ficar quando vinha aqui, tinha gente que ficava de fora, no sol ou na chuva, esperando atendimento, agora está tudo bonito. Ficou ótimo”, acrescentou.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Mônica Rocha, a Unidade de Saúde é um lugar importante por ser um lugar de promoção e prevenção da saúde. “As unidades tem como objetivo não apenas curar as pessoas, mas promover práticas que possibilitem uma vida mais saudável e com autonomia em saúde”, explicou.

Serviços – Na unidade serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde, entre outras. A equipe da unidade promoverá a atenção integral, contínua e organizada da população.

A USF ainda oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

Ao todo, 50 profissionais atuarão nas duas equipes de saúde da família, incluindo médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de serviço bucal, agentes comunitários de saúde, auxiliares de serviços gerais e agentes administrativos.

Outros serviços disponíveis serão atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade, com objetivo de efetivar o controle social.

 Solenidade – A cerimônia de entrega da USF contou com a presença dos vereadores Edson Cruz, Djanilson Fonseca, Fernando Milanez e Elisa Virgínia, do deputado estadual João Gonçalves e do suplente de senador, Tavinho Santos. O evento contou com a apresentação dos meninos do grupo Som da Terra, que fazem parte da ONG Casa do Pequeno Davi e apresentaram o forró pé-de-serra, típico da cultura nordestina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui