Prêmio Gestão Escolar inscreve projetos inovadores até agosto

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017 para gestores escolares da Educação Básica em todo o País. A 16ª edição do PGE foi lançada no dia 12 de maio e as inscrições ocorrem até o dia 14 de agosto. O prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação. Podem participar do Prêmio Gestão Escolar neste ano as escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, e se inscrever no portal www.premiogestaoescolar.com.br.

Desde sua criação, em 1998, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

Na Paraíba, foram 12 escolas premiadas com destaque para a Escola Estadual Professor Lordão, em Picuí, que venceu em duas edições, sendo a atual referência estadual. Entre as gerências regionais de ensino o destaque é a 1ª GRE (João Pessoa), que teve cinco escolas premiadas, seguida pela 3ª GRE (Campina Grande) com quatro escolas selecionadas, a 4ª GRE (Cuité), com duas representações, além da 5ª GRE (Monteiro) e 7ª GRE (Itaporanga) que tiveram uma escola selecionada, cada.

De acordo com o gerente executivo do Ensino Médio da SEE, Robson Rubenilson, o processo de orientação às escolas teve início em junho e vai até o mês de julho. “Durante este período os gestores escolares estão sendo convidados a participar do prêmio por meio de sua inscrição na plataforma do PGE, na qual encontrarão uma ferramenta simples e intuitiva para realizar a auto avaliação da escola e construir seu plano de ação. É importante não deixar a inscrição para última hora e construir um cronograma de ações até julho”, alerta o professor Robson, que também é coordenador do PGE no Estado.

O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e “Referência Brasil”, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola “Referência Brasil”.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos em Edital.

Nas últimas edições a Paraíba foi representada no Prêmio Gestão Escolar pelas escolas:

 

– CAIC José Jofilly Campina Grande  ( PB)

– EEEFM José Leite de Souza – Monteiro (PB)

– EEEF Olivina Olívia Carneiro da Cunha – João Pessoa (PB)

– EM Rosa Figueiredo de Lima – Cabedelo (PB)

– Sapé (PB) – EEEIF Fazenda Buracão – Sapé (PB)

– EEEFM Severino Cabral – Campina Grande (PB)

– EEEFM Melquíades Vilar – Taperoá (PB)

– EEEFM Dr. Fernando Moura Cunha Lima – João Pessoa (PB)

– EEEF Padre Diniz – Itaporanga (PB)

– EM Rosa Figueiredo de Lima Cabedelo (PB)

– EEEFM Professor Lordão – Picuí (PB)

– EEEF Professor Itan Pereira – Campina Grande (PB)

– EEEFM Professor Lordão – Picuí (PB)

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *