O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Durval Ferreira (PP), considerou muito importante o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Fuba (PT), aprovado na Casa na manhã desta quarta-feira (16), que permite a presença de doulas, como acompanhantes de mulheres gestantes. Ele entende como sendo de grande alcance social, humano e solidário o trabalho desempenhando por essas profissionais, durante o Ciclo Gravídico Puerperal. “Esse serviço humaniza a gestação”, ressaltou.

Durval destacou, inclusive, que uma de suas filhas, Rebeca, a mais nova, que é psicóloga, que está gestante, vai ser acompanhada, além dos médicos, por uma doula. “Minha filha, Rebeca, me perguntou se eu era contrário a esse tipo de atividade. Eu disse a ela que não. Que não poderia ser, pois o serviço prestado por essas pessoas ajuda, efetivamente, as gestantes a terem seus filhos com mais tranquilidade e ameniza o sofrimento do parto”, comentou o parlamentar.

- Publicidade -

De forma democrática, garantindo voz e espaço igualitário ao Governo e à oposição, presidente Durval Ferreira conduziu a sessão ordinária, desta quarta-feira, onde foi discutida, apreciada e aprovada a matéria. “Mesmo tendo uma grande importância social e humana, o projeto foi debatido por todos os vereadores, da situação e da oposição. Todos tiveram direito de opinar, questionar e falar, apresentando seus argumentos sobre a matéria”, afirmou o progressista.

Ele lembrou que o PL permite que os profissionais acompanhem às gestantes, nos hospitais públicos e privados, em exames, consultas e até no trabalho de parto. “A doula terá uma função essencial, dando apoio emocional e orientando a gestante. Mas claro que os obstetras, pediatras e enfermeiros também são cruciais e vão continuar a desempenhar suas funções dentro do processo de gestação ”, observou Durval.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui