O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Durval Ferreira (PP), apresentou um Voto de Aplausos à campanha “Compre do Pequeno Negócio”. A homenagem foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A iniciativa, que fomenta o comércio local e os pequenos comerciantes, será lembrada na Casa Legislativa em 5 de outubro, em uma sessão especial, proposta por Durval, em comemoração ao Dia Nacional do Micro e Pequeno Empreendedor, celebrado na mesma data.

O “Compre do Pequeno Negócio” é um movimento que foi lançado nacionalmente, em 5 de agosto, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para conscientizar os consumidores e fomentar a economia de cada região do País.

- Publicidade -

Durval explicou que o movimento está baseado no fomento das relações comerciais dentro dos bairros da cidade, abrangendo moradores locais ou consumidores em potencial, donos de pequenos negócios e apoiadores do movimento num mesmo bairro ou localidade. Uma das premissas é incentivar a geração de emprego e renda além de fazer o capital girar dentro dos próprios bairros.

“O consumidor adquirindo alguma mercadoria desse segmento comercial está, ao mesmo tempo, fortalecendo a economia local; comprando perto de casa; sendo responsável efetivamente por 53% dos empregos formais na Paraíba e 57% no Brasil; investindo nos empreendimentos do próprio bairro e ajudando, diretamente, no desenvolvimento da comunidade”, observou Durval. Até o início deste mês, mais de 400 empresas já haviam aderido ao movimento no Estado.

Iniciativa pode beneficiar pelo menos 120 mil empreendedores da PB

O lançamento da iniciativa na Paraíba ocorreu no último dia 9, com a presença da CMJP. Na ocasião, o superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar, explicou que a iniciativa visa a garantir que os quase 120 mil pequenos empreendedores paraibanos se fortaleçam cada vez mais, principalmente no momento de crise econômica.

Para Durval, o movimento vem mostrando como é de fundamental importância para a economia de um estado, de uma cidade e de uma comunidade os empreendimentos de pequeno porte. “Para se ter uma ideia, na Paraíba esses empreendimentos representam mais de 99% do universo empresarial, empregam 56% da mão de obra estadual e são responsáveis por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) paraibano”, salientou.

Segundo o chefe do Legislativo pessoense, comprar do pequeno negócio é um ato transformador que beneficia todo mundo. “Quando uma pessoa compra no pequeno negócio está também exercendo sua cidadania, pois movimenta o dinheiro na região onde o consumidor mora e trabalha, combatendo o desemprego e fomentado a sustentabilidade financeira”, reiterou.

CMJP cria Frente de apoio às micro e pequenas empresas

Foi lido um requerimento nesta quarta-feira (30), na sessão ordinária da CMJP, que solicita o registro da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Casa. A proposta, de Durval Ferreira, que será o presidente da comissão, terá como membros os vereadores Bosquinho (DEM), Marco Antônio (PPS), Fuba (PT), e Professor Gabriel (SD).

A proposta visa a apoiar e incentivar ações estruturais e sociais de defesa e proteção aos micro e pequenos empreendedores no Município e terá o prazo de duração de dois anos.

Entre os objetivos ainda está ampliar os debates sobre a legislação e proposições que afetem o segmento e os empreendedores individuais; propor legislação que possa contribuir com o fortalecimento da área; e realizar debates, fóruns e seminários que contribuam com a formulação de propostas a serem conduzidas à apreciação na CMJP.

Também será função da Frente promover divulgação das atividades do segmento; articular e integrar iniciativas do setor com entidades representativas e a sociedade civil, sendo a CMJP também uma interlocutora entre esses entes envolvidos na área das pequenas e micro empresas.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui