O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza até esta sexta-feira (11), em João Pessoa e Campina Grande, a formação “Competências e Habilidades – Articulação Curricular”, na qual está sendo discutido e aprimorado o método utilizado nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) da Paraíba de Protagonismo Profissional.

A professora Kátia Karina Mesquita, da ECIT Inácio Antônio, de Serra Branca, destacou como a formação diferenciada das ECITs difere das formações atuais, voltadas apenas para a aprovação no Vestibular. “Sou professora da Rede Estadual há 10 anos e afirmo que este método utilizado nas ECITs da Paraíba é aquele que todo professor sempre sonhou em trabalhar, pois diferente do que vemos por aí, nas ECITs desenvolvemos as potencialidades dos alunos para uma formação cidadã. Trata-se de uma experiência fantástica!”, contou a professora, que será multiplicadora da formação na sua escola de origem.

- Publicidade -

Estão participando da capacitação 114 professores da área técnica, coordenadores pedagógicos e coordenadores de área das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT), sendo 60 em João Pessoa e 54 em Campina Grande.

Em João Pessoa, a formação acontece no Centro de Formação de Professores e em Campina Grande na Escola Estadual da Prata. Ministrada por professores da Rede Estadual de Ensino que já participaram da formação em 2017, o objetivo da capacitação é desenvolver a articulação curricular entre base técnica e base comum, além de formar para as novas metodologias inovadoras e currículos baseados em competências e habilidades.

Educação Integral – Prioridade do Governo da Paraíba desde 2015, a educação integral é estratégica para a consolidação de um Ensino Médio com potencialidade de ofertar as melhores oportunidades educacionais para jovens de todas as faixas sociais, democratizando o acesso à educação de qualidade em todo o Estado.

formcao de professores e coord escolas cidadas tenicas reuniao em JP 5 270x183 - Professores e coordenadores das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas fazem formação em João Pessoa e CampinaNas Escolas Cidadãs Integrais, o modelo diferenciado de Ensino em Tempo Integral considera a formação integral do jovem a partir de sua história de vida, dos seus sonhos e conhecimentos. As formações continuadas de gestores e professores, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade de Educação (ICE), Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Itaú BBA, auxiliam no processo de Metodologia da Escola da Escolha.

As 33 ECITs da Paraíba ofertam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, compostos por disciplinas propedêuticas, técnicas e uma parte diversificada com opções de escolha pelo estudante de disciplinas eletivas e clubes juvenis. A formação será expandida para todas as escolas cidadãs técnicas do Estado.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui