O programa Espaço Cultural desta quinta-feira (16) traz mais uma série de músicas paraibanas lançadas durante a pandemia da covid-19, a exemplo da semana anterior. É o terceiro programa dessa série, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que destaca os produtos musicais criados ou executados nesta fase de isolamento domiciliar.

Além das canções, a edição traz uma entrevista com o cantor e compositor Paulo Ró. O programa é transmitido pela Rádio Tabajara FM sempre às quintas-feiras, das 22h até meia-noite, com apresentação de Jãmarrí Nogueira e edição de Jader Finamore.

- Publicidade -

A playlist de hoje está dividida em três blocos com canções de Chico Limeira, Chico César, banda Coalizão, Lucas Gaião, Titá Moura, banda A Peleja, PS Carvalho, Arlequim Rock’N’Roll Band, Nathalia Bellar e Sandra Belê.

Também Unidade Móvel, Caburé, Cida Alves, Wister, Filosofino, Piloto, Sky Boon Seasoning, Pedro Medeiros, Jailton Dias, Thiago Almeida, Chico Neto, Toni Silva, Rinah Souto, Daniel Pina e Val Donato.

Além da transmissão pela Rádio Tabajara FM, o programa pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube  (https://www.youtube.com/funescpbgov).

Sobre o entrevistado – Paulo Ró tem uma longa história na música paraibana, desde os anos de 1970, quando iniciou suas pesquisas e produções musicais. É uma das principais forças criativas da Paraíba. Começou sua carreira em 1974 experimentando diferentes sons nos violões, nas percussões, com ritmos ímpares, criando instrumentos para novas sonoridades.

Junto com Pedro Osmar, seu irmão, formou o grupo de resistência cultural paraibano Jaguaribe Carne, unindo a música popular local com as experimentações mais impensáveis, com a finalidade de vivenciar a música livre e aprofundar pesquisas sonoras.

Em paralelo a este trabalho mais vanguardista, tem vários discos dedicados à pesquisa da música de raiz de todo o Brasil, e ainda rápidas aventuras pelo brega”, música eletrônica e até música celta. Graças a esse trabalho foi chamado, sem exagero, de um dos maiores compositores do Estado da Paraíba.

Entre seus discos da década de 1990 estão ‘Etnia’, com o Grupo Etnia (com Fernando Pintassilgo, Alice Lumi e Milton Dornellas), ‘Jaguaribe Carne Instrumental’, com o Jaguaribe Carne, e ‘Jardim dos Animais’, em parceria com o poeta mineiro Ronald Claver.

Na década seguinte, lançou ‘Vem no Vento’, com o Jaguaribe Carne, e ‘Olhos de proa’, em parceria com o poeta Vergara Filho. Em 2011, Paulo Ró lançou o CD ‘Cantus Popularis’, destacando a importância das cambindas brilhantes de Lucena, entre outros grupos e mestres populares.

Já em 2014, lançou ‘Sob o Sol’, um CD em parceria com o poeta maranhense Fabio Kerouac (radicado na Alemanha). Seu disco mais recente – de 2016 – é o ‘Quarta Capa’, com a voz de Dida Vieira e a poesia de Lau Siqueira.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui