A Secretaria de Estado da Educação (SEE) divulgou nesta quarta-feira (17) para cerca de 250 gestores da 1ª e 3ª Gerências Regionais de Educação (GREs), em João Pessoa e Campina Grande, detalhes do programa Gira Mundo Finlândia, voltado para os professores efetivos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

O programa oferta bolsas, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior – DEJ e as inscrições podem ser realizadas, exclusivamente via internet, por meio do sitewww.fapesq.rpp.br até o próximo dia 22 de agosto.

- Publicidade -

Em Campina Grande, os gestores foram recebidos ainda pela manhã, pela gerente da 3ª GRE, Giovanna Lopes Marques e pelo coordenador do programa, Alexandre Fonseca D’Andrea, no auditório da Escola Cidadã Nenzinha Cunha Lima. Em João Pessoa, quem falou aos gestores foi a gerente da 1ª GRE, Wleika Quirino, juntamente com Jamylle King, à tarde, no auditório do Lyceu Paraibano. Wleika destacou a importância de os gestores passarem as informações do programa aos professores da rede estadual. “Essa capacitação é voltada para professores efetivos da rede estadual. São apenas 20 vagas. Nós somos o único Estado do Brasil que está oferecendo este tipo de capacitação, portanto, professores, não deixem de participar”, chamou a gerente.

O programa é fruto de parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE), com a Finlândia, com o objetivo de levar professores da rede estadual de ensino da Paraíba para desenvolverem atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme Uiversity of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia. Serão concedidas 20 bolsas, num investimento da ordem de R$ 410 mil.

Cada professor selecionado receberá uma bolsa mensal de 1.300 Euros. As bolsas terão duração máxima de dois meses, a partir do mês do embarque para a Finlândia. Além da bolsa, cada professor receberá um auxílio instalação no valor de uma mensalidade da bolsa, correspondente a 1.300 Euros; auxílio deslocamento também no valor de 1.300 Euros, e auxílio financeiro para o Seguro Saúde no valor de 300 Euros.

Estão aptos a concorrer professores que: possuem vínculo efetivo com a Rede Estadual de Educação Básica; estejam lotados na Secretaria de Estado da Educação; estejam no efetivo exercício da função docente e em sala de aula, em qualquer etapa e modalidade de ensino; e não terem sido aprovados para ir ao Canadá no Programa Gira Mundo promovido pela SEE para intercâmbio internacional.

Ao retornar ao Brasil, os professores terão seis meses para executar o Projeto de Desenvolvimento, no período de dezembro de 2016 a maio de 2017. Durante o período de execução, os professores participantes do “Gira Mundo Finlândia” serão assessorados pela Coordenação do Programa no Brasil e pelos professores finlandeses, que atuarão como facilitadores do processo. A avaliação do desempenho do professor será feita de modo contínuo e gradual, incluindo as etapas desenvolvidas na Finlândia e no Brasil.

O projeto deve gerar benefício para a escola e deve estar inserido em um dos quatro temas: Empreendedorismo; Aprendizado baseado em Projetos e Problemas; Ferramentas Digitais na Educação; e Educação Profissional. Das 20 vagas oferecidas nove são para professores da Zona da Mata (João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape), 6 do Agreste (Campina Grande, Cuité e Monteiro) e 5 para o Sertão (Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Pombal).

Inscrições – Será aceita somente uma inscrição por candidato. O professor deverá apresentar proposta de um Projeto de Desenvolvimento, que faça referência ao Plano de Metas e Projeto de Intervenção Pedagógica, da unidade escolar em que está lotado na Secretaria da Educação.

Secom-PB

Foto: www.liberdadepb.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui