Nesta sexta-feira (27), foram encerradas as atividades da 4ª edição do Programa Humanizar, que em 2019 apresentou o tema “Humanização Para o Transporte de Pessoas com Necessidades Especiais”. A cerimônia foi realizada na Estação das Artes e apresentou os resultados das relações entre operadores do transporte público e usuários, objetivando a melhora do serviço prestado.

No evento, houve a entrega dos certificados para os operadores, uma homenagem aos parceiros Sest/Senat, os consórcios Unitrans e Navegantes e uma apresentação da companhia de dança do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH), formada por pessoas que são assistidas pela instituição.

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Foram mais de 800 operadores certificados, que tiveram aulas teóricas e conceitos sobre deficiência, tipologias, legislação e boas práticas. Além disso, os profissionais foram expostos à situação de acesso ao transporte coletivo em cadeiras de roda e com pesos nas pernas, simulando a dificuldade de locomoção.

“Com muita satisfação que eu estou aqui participando do encerramento desta 4ª edição do programa. E dando continuidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está preparando a cidade para as pessoas com intervenções e projetos que estão sendo implantados, a exemplo da requalificação da Beira-Rio, dando prioridade às pessoas, oferecendo calçadas padronizadas e acessibilidade para todos”, ressaltou o superintendente da mobilidade urbana, Adalberto Araújo.

Para o motorista da empresa Marcos da Silva, Paulo Gustavo da Silva, o criador do Love Bus, o projeto é muito importante para as pessoas com deficiência e que precisam do transporte coletivo para se locomover.

“O programa mostra a importância de se tratar bem as pessoas com deficiência e idosos, e espero participar das outras edições para enriquecer nossos conhecimentos. Somos serem humanos e todos iguais, espero sair daqui com outras atitudes com amor e mais respeito ao próximo”, falou emocionado.

De acordo com a psicóloga da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Sandra Araújo, uma das idealizadoras do projeto, junto com Maria de Fátima Araújo, chefe da Seção de Qualificação de Operadores do órgão, o tema foi definido baseado principalmente nas reclamações registradas pelos usuários do transporte coletivo.

“Tenho a certeza que depois desse treinamento os operadores saíram com pensamentos diferentes do que iniciaram, tocamos o coração de vocês. Agradecemos a todos os envolvidos que nos ajudaram a alcançar esse resultado positivo”, contou.

As aulas foram ministradas em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Ainda estiveram presentes no encerramento representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) e dos consórcios.

Programa– O Humanizar tem sido realizado desde o ano de 2016. Na primeira edição, o foco da iniciativa foi a motivação, relações interpessoais, comunicação e inteligência emocional dos quase dois mil motoristas, cobradores e despachantes. Os resultados da iniciativa foram reconhecidos no ano passado, com a vitória no prêmio “Ser Humano”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba (ABRH-PB).

Em 2017, o programa trabalhou a questão da liderança, dessa vez, atuando diretamente com 300 despachantes e chefes de tráfego das empresas de ônibus. Já em 2018, trouxe o tema “Motorista Amigo do Ciclista”, que teve como meta a criação de um melhor ambiente de compartilhamento das vias públicas entre os ônibus e os usuários de bicicletas.

Secom-JP

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