“Hoje é o segundo dia que venho para essa edição e pretendo vir outros dias também”, é o que disse o estudante Wiractan Balbino, que está participando do 6º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. A programação da tarde continua nesta quinta-feira (29), no Mosteiro de São Bento, com o concerto da Orquestra da Ação Social pela Música, unidade Alto do Mateus, a partir das 14h30. Já às 16h, na Primeira Igreja Batista, a vez de se apresentar é do grupo Artesan Trio. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O primeiro concerto desta quarta-feira (28), aconteceu no Mosteiro de São Bento, Centro da Capital, e contou com a apresentação da Banda de Música da Cidade de João Pessoa 5 de Agosto. A banda, que é vinculada à Funjope, trouxe músicas de Radamés Gnattali e H. Barros, deixando o público encantado com belas músicas eruditas. “Eu já ouvi e já prestigiei muitos eventos, mas como esse aqui eu nunca tinha visto, pois eu fiquei emocionada e arrepiada durante toda a apresentação”, disse a assistente social, Roberta Silva, que participou pela primeira vez do Festival.

- Publicidade -

Apaixonado por música desde os 15 anos de idade, o paraibano José Gomes toca há 20 anos na Banda 5 de Agosto. Tocando trompete no Festival de Música Clássica da Capital, o músico diz que mesmo tendo se apresentado tantas vezes, ainda se emociona. “É uma sensação indescritível tocar aqui na minha cidade, vendo tantos jovens na plateia. Eu lembro muito do meu começo, quando ainda não tinha certeza do meu futuro e hoje fico emocionado em me ver tocando para tantas pessoas”, contou o trompetista.

Na plateia, além de apreciadores da música erudita, estavam presentes alunos da Escola Municipal João Santos Cruz. “Eu toco na Banda Marcial da minha escola e foi a primeira vez que me trouxeram para ver de perto esse tipo de música. Eu estou saindo daqui bem animado para continuar tocando lá na minha escola”, revelou o aluno José Henrique, de apenas 12 anos.

Segundo concerto – Em seguida, na Primeira Igreja Batista, também no Centro, foi à vez do grupo Iamaká, que é ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O concerto contou com músicas de Cancioneiro D’Elvas e H. Fryges. Além dos instrumentos tradicionais, como violino, violoncelo e violão, outros são utilizados pelo grupo, como marimbau, viola de arame, percussões diversas e flautas doces, dentre essas uma flauta contrabaixo com dois metros de altura.

Festival – Sucesso de público e crítica em cinco edições, o Festival contará novamente com um leque de artistas consagrados no Brasil e no exterior. Esses notáveis músicos irão se apresentar dentro das mais belas igrejas de João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país, além de pontos turísticos da Capital Paraibana. Ao todo, serão 20 apresentações, ambientadas no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Batista e de São Francisco.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica, estão disponíveis no site: http://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui