O projeto “Ambiente inteligente para pet: alimentador, bebedouro e ventilador para animais domésticos”, criado pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Técnico Presidente João Goulart, de João Pessoa, Alcides Dias de Souza Filho, Yngrid Marques Rodrigues, Ygor Naum Benjamim de Andrade, foi o único da Paraíba selecionado para ser apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece até esta sexta-feira (16), em São Paulo. O projeto foi orientado pelos professores Rodrigo Baldow de Souza (Orientador) e Danilo Pedro de Sousa Silva (Coorientador).

“Esta pesquisa visa mostrar a criação de um ambiente inteligente que teve o objetivo de facilitar a vida do pet e do seu dono”, explicou o professor orientador do projeto, Rodrigo Baldow. Para o projeto foram usados uma casinha para pet, canos, pedaços de madeira, braçadeiras, cooler e alguns componentes para o circuito do ventilador.

- Publicidade -

“Para toda a parte de programação utilizamos um Arduino bem como componentes para utilização na reposição de ração automática. O projeto visou facilitar o dia-a-dia de pessoas e animais, o que ocorre nativamente com a finalização do projeto. Assim como proporcionou uma casa inteligente para pets acessível para pessoas de vários níveis sociais”, completou o professor.

Os alunos desenvolveram o projeto por meio de encontros que ocorreram semanalmente no Laboratório de Robótica da escola. Além da Febrace, o projeto já participou de vários eventos como a Feira de Engenharia Elétrica, Ciência Jovem, Robotec e Expotec.

Febrace – A 16ª Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) apresenta 346 projetos feitos por estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o país. Esta edição se destaca pela profusão de projetos criativos, boa parte deles inovadores.

Abaixo, como o projeto da escola estadual paraibana foi apresentado no site da Febrace:

“Casinha inteligente para pets”

“Uma casinha de cachorro arejada, com água e comida disponível em intervalos regulares. Esse foi o projeto dos alunos da escola Presidente João Goulart, de João Pessoa (PB). Um sistema eletrônico programado pelos donos controla os horários em que a ração é despejada no comedouro. A inovação fica por conta da ventilação, que é acionada quando o animal entra na casinha. Tudo funciona automaticamente, não precisando de monitoramento constantemente”.

 

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui