O lixo que é jogado nas ruas causa muitos danos ao meio ambiente, entre eles o entupimento de bueiros e a poluição não só de espaços públicos, mas também de rios, praias e lençóis freáticos. A cada dia, mais lixo é produzido pela população e mais recursos públicos são gastos para manter o ambiente coletivo limpo. Para atuar junto com as campanhas educativas, tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um Projeto de Lei (PL) que prevê advertência e até multa para quem for flagrado jogando lixo nas áreas públicas da Capital paraibana.

Com o objetivo de prezar pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado, preceito constitucional, é que o vereador Mangueira (PMDB) apresentou a matéria. “É necessário que haja uma conscientização de toda a população, a fim de tentar minimizar esse problema do acúmulo de lixo que assola toda nossa cidade”, justificou.

- Publicidade -

Segundo o propositor do PL 334/2017, a medida já é posta em prática em diversos locais do Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Guarulhos (SP); e até fora do país. “No exterior, a medida de conservação de limpeza das ruas já é efetiva. No Texas, nos Estados Unidos, por exemplo, onde as multas chegam a até 500 dólares, o equivalente a mais mil reais. Lá artistas locais participam de campanhas publicitárias que estimulam atitudes em prol da causa. Londres, Paris e Tóquio também seguem a mesma conduta no que diz respeito ao descarte de resíduos em vias públicas”, explicou.

De acordo com a norma, é proibido o descarte de qualquer tipo de lixo nos logradouros públicos da Capital fora dos equipamentos destinados a este fim, ou seja, as lixeiras. O disposto se aplica tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. No caso do descumprimento da norma, os pedestres devem ser abordados por autoridades fiscalizadoras da Emlur e da Guarda Municipal a fim do descarte correto do lixo.

Em caso de desobediência à orientação das autoridades competentes, o infrator será obrigado a fornecer seus dados de identificação para que seja emitido o auto de infração. O valor da multa aplicada ao infrator será de R$ 100,00, que pode ser dobrada em caso de reincidência. Segundo a matéria, a receita arrecadada com o valor das multas será destinada à realização de campanhas educativas à população, relativas à limpeza urbana e preservação do patrimônio de João Pessoa.

O projeto ainda precisa passar pelas comissões permanentes da Casa para que seja apreciado pelos parlamentares em plenário.08

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui