A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta quinta-feira (26), mais uma edição do projeto ‘Quintas Dialógicas’, organizado pelo Cine-Teatro São José, em parceria com a TV UEPB. A convidada é a vereadora eleita em Campina Grande, Jô Oliveira, que debaterá o tema ‘A Mulher Negra Contemporânea: Na vida e na Política Brasileira’.

A atividade acontece às 18h, com transmissão ao vivo no canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/funescpbgov) e TV UEPB. A apresentação fica a cargo do músico e produtor cultural Toninho Borbo.

- Publicidade -

Jô Oliveira nasceu em Campina Grande, é uma mulher negra, trabalhadora doméstica e mãe solo, que estudou em escola pública e ingressou no curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde se graduou e concluiu mestrado na área.

Sua atuação política começou cedo, no movimento estudantil, com participação no Centro Acadêmico de Serviço Social, atividades na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e na Associação de Juventude pelo Resgate a Cultura e Cidadania (AJurcc), da qual é sócia-fundadora.

Ao longo do tempo, participou de políticas públicas e ações voltadas para os segmentos mais vulneráveis. Em 2016, disputou pela primeira vez uma vaga na Câmara de Vereadores de Campina Grande, obtendo 1.544 votos, mas foi apenas na última eleição, em novembro de 2020, que alcançou a vitória, com 3.050 votos, entrando para a história como a primeira mulher negra a ser eleita vereadora de Campina Grande.

Segundo Jô Oliveira, a política é vista como um desafio de representação e suas principais bandeiras são a defesa dos direitos das mulheres, da população LGBTQIAP+, das pessoas com deficiência, e da população idosa, com foco nas mulheres negras e juventudes. Segmentos que estão diretamente articulados às demandas de saúde, educação, assistência social, cultura, o direito a cidade, e a defesa do direito à vida.

As ‘Quintas Dialógicas’ são uma iniciativa da Funesc, cuja ideia é promover um debate franco e aberto entre a sociedade, artistas e acadêmicos, trazendo assuntos multidisciplinares, temas diversos relacionados ao conceito de cultura, no âmbito da sociologia, filosofia, mídia, tecnologia, entre outros. A proposta busca fomentar a formação intelectual e artística dos participantes.

SERVIÇO:   

Quintas Dialógicas

Data: 26/11, às 18h

Tema: A Mulher Negra Contemporânea: Na vida e na Política Brasileira

Debatedora: Jô Oliveira (vereadora eleita em Campina Grande)

Apresentação: Toninho Borbo

Local: TV Funesc (www.youtube.com/funescpbgov) e Facebook da UEPB

Parceria: TV UEPB

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui