A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), a Banda de Música da Cidade (mais conhecida como 5 de Agosto) e três exposições que ficarão em cartaz no Casarão 34 são algumas das atrações do projeto “Viva a Praça Viva – Encontre a sua História”, durante este sábado (3), das 16h às 22h, na Praça Dom Adauto (Praça do Bispo) e arredores do Centro Histórico.

A ação, que é encabeçada por alunos concluintes do curso de Empreendedorismo em Eventos do Sebrae (PB), vai trazer uma seleção de artistas locais do teatro, dança e artes visuais, mais uma feira gastronômica e diversão gratuita para crianças.

- Publicidade -

“O Viva a Praça Viva – Encontre a sua História’ é um convite ao resgate histórico da nossa Capital, para incentivar a sua revitalização e utilização das praças públicas como espaço de lazer”, defende um dos coordenadores do projeto, Ranieri Mendes. “A Banda 5 de Agosto participará da procissão religiosa que sairá de frente da Igreja do Carmo, após o fim da missa, à tardinha”, explica o maestro Adelson Machado.

“Já a apresentação da orquestra começa às 17h15, com o mesmo programa que costumamos apresentar nas escolas, em nossos concertos didáticos – mas com um corpo instrumental reduzido, tal qual uma miniorquestra de câmara”, compara o argentino Gustavo de Paco, maestro assistente. Todos os naipes estarão representados (com quatro primeiros e quatro segundos violinos, duas violas, dois cellos, um contrabaixo e a família de sopros, combinados dois a dois).

Exposições: Já o Casarão 34, situado na Praça do Bispo, dividirá o seu salão para receber três exposições simultâneas. O acervo “João Pessoa Ontem e Hoje – A História Continua”, do fotógrafo João Pedro, traça um paralelo entre passado e presente da terceira capital mais antiga do Brasil com registros do século passado e fotos de hoje de ruas e outros espaços públicos. Os mais antigos são do período de 1878 a 1942 e pertencem a Gilberto Stuckert. Os contemporâneos foram clicados por João Pedro, que é diretor do Acervo Histórico Waldemar Bispo Duarte. Todos correspondem a ruas das cidades alta e baixa, como Maciel Pinheiro, João Suassuna, Barão do Triunfo e Conselheiro José Henrique.

A série “Filipeia”, do artista plástico, designer e arquiteto Jonas Lourenço, tinha sido originalmente composta para o aniversário de 426 anos de João Pessoa – mas a mensagem visual é viva. A mostra tem pinturas, esculturas e instalações que retratam a cidade e seus monumentos trabalhados em arte urbana, por meio de signos geométricos e com as técnicas do grafitti.

Patrocínios e apoios – O “Viva a Praça Viva” tem patrocínio da São Braz e apoio da Feira Livre, Prefeitura de João Pessoa, Iphan, Iphaep, Governo do Estado, TV Cabo Branco, Jornal da Paraíba, TV Correio, APL e Arquidiocese da Paraíba e parcerias da Vilela, BE Designer, Feira Livre, Cristallo Bianco, Gráfica JB, Alice Flores Tropicais, Fran e ID Identidade Criativa.

Programa da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa:

– “Pequena Serenata Noturna” (A. Mozart);
– “Mourão” (C. Guerra-Peixe);

– Abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (G. Rossini);
– “Galope” (em estilo de cantoria armorial, de César Guerra-Peixe);
– “Mourão” (G. Peixe);
– Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg” (R. Wagner);
– Abertura de“O Guarani” (C. Gomes);
– “Climb Every Mountain”(R. Rodgers. Trilha de “A Noviça Rebelde”);
– Seleção de xotes de Luiz Gonzaga.

Programação:

Horário: Local: Atração:
16h às 22h Pça. Dom Adauto Feira gastronômica
16h às 22h Pça. Dom Adauto Programa de Artesanato da Paraíba
16h às 22h Av. D. Pedro I Exposição de Carros Antigos
16h45 às 17h Igreja do Carmo Procissão do Rosário da Época c/ Banda 5 de Agosto
17h15 Palco Orquestra Sinfônica Municipal de JP
18h Pça. Dom Adauto Jurandy do Sax
18h15 Percurso Coral Meninos do Conde
19h Palco Belle Soares
19h20 Palco Grupo de Danças Especiais Helena Holanda
19h50 Palco Percurso Grupo de Cultura Afro Aruenda de Pitimbu
20h20 Palco Camerata de Violões do IFPB
20h50 Palco Grupo ParafolclóricoJacoca do Conde

 

Casarão 34:

Horário: Atração:
16h às 22h Exposição fotográfica: “João Pessoa Ontem e Hoje – A História Continua”, por João Pedro
16h às 22h Mostra “João Pessoa, Minha Cidade”, por alunos de escolas da rede municipal do Centro da Capital
16h às 22h Mostra “Filipeia”, por Jonas Lourenço

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui