O Quinteto da Paraíba comemora 30 anos de existência. Para celebrar a data, o grupo de cordas realiza uma série de concertos ao longo da temporada 2019 e lança, em João Pessoa, o CD ‘Ao Vivo em New York’. O show de lançamento acontece no dia 6 de setembro, às 21h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. O evento é realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e tem acesso gratuito.

O álbum lançado este ano pelo grupo é resultado de uma residência artística em janeiro deste ano, a convite da Syracuse University, localizada em New York/EUA. Na ocasião, o Quinteto realizou atividades de masterclasses, workshops e concertos, incluindo a gravação de áudio e transmissão ao vivo do Setnor Auditorium Crouse College daquela universidade.

- Publicidade -

Sobre o grupo – Criado e residente há três décadas no Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), o Quinteto é hoje um dos mais renomados grupos de música de câmara do Brasil. Trafegando com versatilidade entre a música de concerto e a música popular, já conta com cinco CDs gravados (‘Armorial & Piazzolla’, ‘Música Armorial’, ‘Capiba & Gonzagão’, ‘A Pedra do Reino’ e ‘Nau Capitânia de Itamaracá’), outros CDs completos ou em parceria com diversos intérpretes e compositores a exemplo de Xangai, Chico César, Lenine, Sivuca, Virgínia Rosa, Toninho Ferragutti e Antônio Nóbrega. Há, ainda, participações em álbuns, DVDs, trilhas sonoras de filmes como ‘Central do Brasil’, ‘Gonzaga: De Pai pra Filho’, ‘Por 30 Dinheiros’, ‘Death Letters’. O grupo também realizou shows, concertos e turnês no Brasil e no exterior.

Formação atual do Quinteto da Paraíba conta com Ronedilk Dantas (violino 1), Anderson Carvalho (violino 2), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo). Com instrumentistas renomados, grupo foi apresentado pelo selo Kuarup (1995) como “Uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos, um quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular”.

O Quinteto surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores brasileiros, mas é no Nordeste do Brasil que encontra sua mais pura inspiração. Embaixador desta vertente musical, grupo é considerado responsável pelo resgate do Movimento Armorial e conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional. A revista ‘The Strad’ de Londres, enalteceu os músicos em matéria especial, assim como as publicações ‘Gramophone’, ‘Classic FM Magazine’, ‘Repertoire’ e ‘Diápason’, brindaram o grupo com elogiosas críticas.

No Brasil, o Quinteto se tornou conhecido do grande público por constantes aparições nas TVs Cultura, Educativa, Senac, Senado e Globo, em Concertos, Workshops e programas ao vivo, assim como pela sua participação nos mais importantes festivais de música do pais. Em 2007, o Quinteto se apresentou junto do cantor e compositor Chico César na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.

Os músicos já se apresentaram na América do Sul (Chile, Argentina) e Europa (Áustria, Bélgica, França, Espanha, Itália, Holanda e Portugal). Em 2008 o Quinteto gravou a faixa ‘Martelo Bigorna’ no CD ‘Labiata’ do cantor e compositor Lenine, com arranjo de Xisto Medeiros, que foi incluída na trilha da novela ‘O Caminho das Índias’ da Rede Globo e ganhou o Grammy Latino de 2009.

Serviço

Funesc apresenta – Quinteto da Paraíba 30 anos

Lançamento do CD “ao vivo em New York”

Data: 06/09, às 21h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Acesso: gratuito

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui