Uma comitiva do Governo Federal formada pelo ministro dos Esportes, George Hilton, e representantes de vários ministérios envolvidos no revezamento da Tocha Olímpica no Brasil esteve, nessa quinta-feira (1º) em João Pessoa, para realizar uma reunião técnica sobre o evento que vai percorrer mais de 300 cidades brasileiras no próximo ano, dentro da programação que antecede as Olimpíadas Rio-2016. Eles foram recebidos pela vice-governadora Lígia Feliciano, no Salão Nobre do Palácio da Redenção. A Tocha Olímpica estará na Paraíba nos dias 2 e 3 de junho de 2016, e vai percorrer oito cidades.

Durante a reunião, foram discutidos todos os detalhes de logística do revezamento com representantes das secretarias e órgãos estaduais que vão estar envolvidos no evento. O diretor executivo da Rio-2016, general Marco Aurélio Costa Vieira, explicou detalhes do percurso da Tocha na Paraíba, e como o revezamento deve ser feito em todo o país.

- Publicidade -

Além de Campina Grande e João Pessoa, onde vai permanecer por uma noite, a tocha percorrerá as cidades paraibanas de Mamanguape, Itabaiana, Santa Rita, Sapé, Guarabira e Pedras de Fogo. O percurso vai começar no Brasil, em maio, e percorrerá todas as cidades programadas para receber o fogo olímpico até chegar no Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016.

A solenidade ainda contou com a presença de atletas paraibanos que já se destacaram em competições nacionais e internacionais, a exemplo da maratonista Ednalva Laureano, a Pretinha. O ministro dos Esportes ainda entregou a dois atletas paralímpicos paraibanos um certificado de reconhecimento esportivo pela participação no programa Bolsa-Atleta por dez anos seguidos.

O campinense Damião Robson, bicampeão em jogos paralímpicos na modalidade Futebol de 5 (Atenas-2004 e Pequim-2008), e a picuiense Maria Luzineide, prata no Parapan Rio-2007 na modalidade halterofilismo, receberam a comenda.

Para a vice-governadora Ligia Feliciano, são exemplos como os dos atletas presentes na solenidade, e paratletas condecorados durante o evento, que fazem o Governo do Estado investir ainda mais no esporte e na qualidade de vida da população. “O Governo da Paraíba sempre saiu na frente quando o assunto é apoio aos nossos atletas e ao esporte. Temos grandes exemplos e teremos ainda mais conquistas, já que nossos paraibanos podem contar, por exemplo, com um grande complexo esportivo que é a Vila Olímpica Parahyba, referência nacional no esporte, para seus treinos”, disse.

O ministro George Hilton convidou os paraibanos para participarem nas ruas, junto com a chegada da Tocha Olímpica no Estado, do maior evento esportivo do mundo. “Eu quero ver os paraibanos brilharem nesse revezamento. Façam bonito. Vibrem, pois esta Olimpíada é nossa e será a maior da história. Vamos mostrar ao mundo como os brasileiros fazem bonito um evento desta magnitude”, destacou.

Novos equipamentos – Após a solenidade que marcou a reunião técnica do revezamento da Tocha Olímpica no Estado, a comitiva formada por representantes do Governo Federal seguiu para o Centro de Treinamento de Luta Olímpica da Vila Olímpica Parahyba para fazer a entrega de equipamentos esportivos à Federação de Lutas Associadas (FPBLA), um investimento de R$ 2,8 milhões, distribuído em diversos estados.

Foram entregues equipamentos necessários para o treinamento dos atletas como tapetes, boneco e bolsa húngara. A sede da Federação atende, por meio de academias conveniadas na Capital, cerca de 500 atletas com idade mínima de 10 anos.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui