O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (7), convênio entre o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Procase) e 19 organizações de mulheres no valor de R$ 3 milhões, liberou recursos de R$ 246 mil para 31 mulheres da Linha do Empreender –  sendo sete mulheres trans – e confirmou a inauguração de mais uma Delegacia Especializada da Mulher, em Picuí, atendendo a  região do Seridó.

As ações aconteceram durante o lançamento da campanha “Direitos Garantidos, Vidas em transformação – Paraíba: Mulher Forte e de Valor”, alusiva ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março,  no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.

- Publicidade -

Na ocasião, foram empossadas as integrantes do Fórum Estadual de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres do Campo, que tem como um dos objetivos monitorar a ação das unidades móveis de enfrentamento da violência contra mulher. “Estamos continuando o processo de implantação de políticas que garantam os direitos das mulheres e que reduzam os índices de violência doméstica, isso perpassa também por uma questão social e cultural. Nosso foco são as mulheres, por isso, agimos em vários níveis, desde a área da educação, segurança até autonomia”, disse o governador Ricardo Coutinho.

Ainda na solenidade, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, assinou convênio com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, para que profissionais que atuam nos serviços de violência contra mulheres e LGBT recebam atendimento e auxílio psicológico pelo setor de psicologia da AL. “Nos mantemos firmes na construção de uma política de gênero e precisamos consolidar estas ações no Estado. Cuidar dos profissionais que atendem vítimas de violência é um dos passos. Estamos comemorando o que avançamos, mas continuamos vigilantes em relação à conjuntura nacional”, disse Gilberta Soares.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, também anunciou a adesão da Rede Estadual de Educação ao programa “O Valente não é violento”, da ONU Mulheres, quando os professores e professoras usarão planos de aula transversalmente com a temática de gênero. O secretário de Educação, Aléssio Trindade, disse que os planos serão utilizados durante todo o mês de março.

A presidente da Associação de Travestis da Paraíba, Fernanda Bevennuti, foi uma das beneficiadas com a Linha do Empreender Mulher para mulheres trans (pessoas que nasceram com sexo biológico masculino, mas que possuem identidade de gênero feminina).  Ela disse que a ação inclusiva de mulheres trans significa um avanço para o movimento LGBT. “Somos mulheres e estamos com acesso a crédito para implantar novos negócios. A Paraíba é pioneira nesta ação”, disse. Na área de assistência social, a secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, também lançou o cartão Alimentação que atenderá 35 mil famílias.

Nova delegacia – A Delegacia Especializada da Mulher de Picuí integra a rede de atendimento do Estado para casos de violência contra mulher. Agora, serão 12 delegacias especializadas no Estado. A inauguração será nesta terça-feira (8), em Picuí, na Rua Coronel Manoel Lucas, nº 02, Centro. Segundo o governador Ricardo Coutinho, todas as regiões estão cobertas com delegacias especializadas da mulher em cidades pólos.

Programação – Coordenada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, a programação em homenagem à mulher conta com mais de 50 atividades, que seguirá durante todo o mês de março em vários municípios. As ações são realizadas em parceria com outros órgãos do governo, como Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Humano e Segurança Pública.lr – * de mraço

Na área cultural, o destaque é para os shows de Flávia Wenceslau e do concerto Prima Mulheres, nesta terça-feira (8), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, às 20h. Também, às 19h, no hall da sala de concertos, acontecerá o lançamento do livro Catação: olhar juvenil sobre os catadores e catadoras.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui