O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quarta-feira (21), no Palácio da Redenção, convênios com prefeituras para a construção de 27 escolas municipais que representam aproximadamente R$ 29 milhões de investimento. Por meio da parceria, o Governo do Estado vai transferir os devidos recursos para as respectivas prefeituras e, dessa forma, estará fortalecendo o desenvolvimento da educação na Paraíba. A ação integra o Programa Mais Trabalho 2, lançado na última segunda-feira (19), com quase R$ 210 milhões de recursos a serem investidos em diversas áreas.

As cidades beneficiadas são: Alhandra, Barra de Santa Rosa, Boqueirão, Caaporã, Cachoeira dos Índios, Capim, Catingueira, Conde, Cuitegi, Esperança, Gurjão, Juripiranga, Juru, Livramento, Mãe D’Água, Pedras de Fogo, Poço José de Moura, Princesa Isabel, Remígio, Rio Tinto, São José de Espinharas, São José dos Cordeiros, Solânea, Teixeira e Umbuzeiro. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba,Gervásio Maia, prefeitos das cidades contempladas, deputados estaduais e auxiliares do Governo estiveram presentes na solenidade.

- Publicidade -

Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho ressaltou que estes convênios representam o esforço do Estado para elevar o patamar da educação na Paraíba. “Não podemos olhar a educação como elementos separados, porque quem alimenta a rede estadual em grande parte é o estudante vindo da rede municipal. Estes alunos precisam ter uma qualificação que forneça a eles uma continuidade na passagem do ensino fundamental para o ensino médio. Com estes convênios estamos reforçando nosso compromisso com a melhoria da estrutura escolar nos municípios”, disse.

Ele ainda acrescentou que a educação tem que ser tratada como um grande sistema. “Só assim a educação será capaz de gerar democracia e dar oportunidades iguais para os jovens de todas as classes sociais”, finalizou.

As escolas deverão seguir um padrão elaborado pela Secretaria de Estado da Educação, contando com seis ou quatro salas de aula, além dos setores administrativos da unidade de ensino. De acordo com o secretário da Educação, Aléssio Trindade, as cidades contempladas possuem escolas pequenas, multisseriadas e que precisavam de um impulso para a implantação do ensino integral. “Os municípios terão o compromisso de reordenar o sistema educacional e em alguns casos, implantarem o ensino integral”, disse.

“É um grande prazer participar de mais um momento importante para a educação na Paraíba. Estes recursos para as escolas já estão garantidos e serão destinados para que as prefeituras executem as obras. A ação representa mais um avanço para a educação da Paraíba”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, observou que fazer a política de educação que a Paraíba está realizando não é nada fácil. “São muitas escolas construídas, reformadas e ampliadas por todo o Estado. A Paraíba tem mostrado que é possível fazer muita coisa, mesmo em momentos de crise. Esses convênios assinados hoje vão contribuir bastante para a educação nos municípios”, afirmou.

“Com este convênio estamos recebendo uma escola de seis salas de aula. Isso vai ser fundamental. Esse benefício é significativo pelo fato de trazer mudanças de paradigmas concentrando recursos na educação, e acredito que toda transformação precisa primeiro passar pela educação”, falou a prefeita do Conde, Márcia Lucena.

Para o prefeito de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno, a parceria vai trazer mais um implemento para a melhoria da educação no município. “Este é um grande passo para a cidade, já que os estudantes terão a oportunidade de estudar em tempo integral, obtendo mais conhecimentos. Vamos dar uma boa estrutura, um ensino de qualidade e fortalecer a educação do município”, comemorou.

O prefeito de Solânea, Kaiser Rocha, também compartilhou a satisfação de firmar esta parceria com o Governo do Estado em prol da educação. “Esta ação é de extrema importância, porque vamos levar para nossos estudantes uma escola em tempo integral, melhorando a qualidade do ensino. Este é mais um elemento para desenvolver a educação na Paraíba”, frisou.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui