O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta quinta-feira (7), em Araçagi para assinar a ordem de serviço autorizando a implantação do sistema de abastecimento de água, que vai atender os distritos de Santa Lúcia e Tainha. A obra, que representa R$ 1,5 milhão de investimento, vai levar água de qualidade para as residências de cerca de 1.700 habitantes. Prefeitos, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais como João Gonçalves, Anísio Maia e Ricardo Barbosa, vereadores, auxiliares do Governo e lideranças da região participaram da solenidade.

Na ocasião, Ricardo Coutinho comentou que a obra vai mudar a realidade das duas comunidades que serão beneficiadas com a chegada da água tratada nas torneiras. “Vamos trazer água da adutora que sai da barragem de Araçagi até Mamanguape e dessa construção interligaremos para atender Santa Lúcia e Tainha com abastecimento. É sempre bom lembrar que ao lado da água caminha a estrada. Por isso, daqui a alguns dias, também queremos iniciar a licitação para a estrada Guarabira/Mamanguape passando por Itapororoca e fazendo a travessia de Araçagi, isso vai fortalecer ainda mais a região”, afirmou.

- Publicidade -

ricardo autoriza adutora em araçagi foto alberi pontes secom pb 8 270x191 - Ricardo autoriza implantação do sistema de abastecimento d'água em distritos de AraçagiO governador também lembrou que o Governo do Estado está construindo o canal Acauã-Araçagi e garantiu que a primeira etapa está praticamente concluída e a segunda etapa está com 50% das obras. “É um canal fundamental para a região, porque vai gerar a nova fronteira de desenvolvimento agrícola da Paraíba, já que essa área tem um potencial enorme”, disse.

Serão construídos dois reservatórios elevados, cada um, com capacidade de 100 metros cúbicos e implantados 210 metros de subadutora de ferro fundido e 3.370 metros de rede de distribuição. Serão executadas, ainda, 340 ligações domiciliares. “Em cerca de seis meses a obra deverá ser concluída e levará água tratada para a população destas comunidades”, garantiu o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima.

“Essa obra é um grande desejo do povo destas comunidades. Em breve, Santa Lúcia e Tainha vão ter água tratada. Agradeço ao Governo do Estado por ser um parceiro de Araçagi. Hoje também anuncio que a prefeitura vai construir uma quadra para o uso da comunidade Santa Lúcia”, disse o prefeito de Araçagi, Murilio Nunes.

ricardo autoriza adutora em araçagi foto alberi pontes secom pb 6 270x191 - Ricardo autoriza implantação do sistema de abastecimento d'água em distritos de AraçagiPara o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, este momento ficará marcado na memória dos assentamentos Santa Lúcia e Tainha por se tratar do dia em que um sonho começa a ser realizado. “Chegar até aqui não foi fácil, mas o povo acreditou e depois de cerca de 20 anos o abastecimento de água vai se tornar uma realidade nestas comunidades”, comentou.

“Vamos completar 22 anos do Assentamento Santa Lúcia e sempre foi um grande desejo do povo ter água tratada nas nossas torneiras. Água só traz coisa boa e estamos honrados porque esta conquista finalmente virá”, comemorou o presidente da Associação de Moradores de Santa Lúcia, José Ribeiro.

De acordo com a professora Salete Pontes, moradora do Assentamento Santa Lúcia, a questão da água sempre foi complicada na comunidade. “A gente é abastecido por água de poço, mas mesmo assim é racionado, sendo um dia com água e outro sem. Ano passado, conseguimos um motor para trazer água e cisternas, mas, somente quando o sistema de abastecimento ficar pronto, teremos água potável todos os dias”, falou.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui