A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou 144 requerimentos em votação na sessão ordinária desta quarta-feira (14) pela manhã. Em destaque, esteve uma matéria de João Almeida (SD) que foi aprovada. Ele concedeu Voto de Solidariedade à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que trabalha no Hospital de Emergência e Trauma devido a acusações referentes à retenção de macas do Samu na unidade hospitalar.

Segundo o vereador, o diretor do Trauma, Edvan Benevides, teria dito que os funcionários do Samu estariam com as ambulâncias estacionadas no Hospital sem que fossem atender ocorrências. O motivo seria a falta de macas, pois elas estariam “presas” no Trauma por falta de leitos impedindo o trabalho dos socorristas.

- Publicidade -

“Quero ressaltar a covardia de alguns membros do Trauma, pois o pau sempre quebra nas costas do mais fraco. A retenção de macas é uma realidade latente e vigente. Acontece sim, pois a demanda é muito grande e há falta de leitos. Porém, não podemos imputar aos funcionários do Samu, verdadeiros anjos da guarda, a culpa dessa situação”, afirmou João Almeia.

Marmuthe concordou com o colega, frisando que “os funcionários do Samu não merecem levar a culpa por atos irresponsáveis de outros”. O parlamentar chegou a apresentar um Voto de Repúdio ao diretor do Trauma, que foi retirado de pauta devido ao Voto de Solidariedade de João Almeida.

Parlamentar pede novos Caps e USFs

Lucas de Brito (DEM) teve aprovados requerimentos pedindo a construção de Unidade de Saúde da Família (USF) nos bairros Jardim Luna e Brisamar, e de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) nos bairros de Mangabeira VI e São José. O democrata ainda recebeu a aprovação de requerimentos pedindo a regularização fundiária de residências na Vila Mangueira, em Mangabeira VI, e na comunidade São Domingos, no bairro São José. O Parlamentar também solicitou à Fundação Cultural João Pessoa (Funjope) a instalação do Centro de Referência à Cultura Afro-indígena Brasileira de Mangabeira.

Relatório aponta problemas em escolas de JP

A Educação comandou os assuntos na maioria dos requerimentos de Raoni Mendes (PTB), que também foram aprovados. Ele elaborou relatórios denunciando problemas em unidades de ensino da Capital, a exemplo das escolas Major José de Barros Moreira e Francisca Moura, ambas em Mandacaru; Antônio Santos Coelho Neto, na Penha; e Cônego Matias Freire, na Torre.

Por causa dos problemas apontados, ele requisitou: vistorias da Defesa Civil; ações de infraestrutura, acessibilidade e reforma; reparos em calçadas no entorno das unidades; melhorias na sinalização de trânsito na proximidade das escolas; a aquisição de material didático para a disciplina de Educação Física; e a contratação de porteiro, entre outros.

Documentos encaminhados ao MPPB

Raoni ainda pediu que os relatórios sejam encaminhados pela CMJP à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) com cópia para a Promotoria da Educação, no Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Melhorias para mercado público e campo de futebol

Já Chico do Sindicato (PP) teve aprovado um requerimento pedindo a ampliação da Escola Municipal Napoleão Laureano, no Bairro dos Novais; Benilton Lucena (PT) conseguiu aprovar o pedido de reforma do Mercado Público do Miramar; e Edson Cruz (PP) requisitou a recuperação do campo de futebol da Penha.

Entre os demais serviços requisitados foram aprovados: a construção e instalação de galerias pluviais e tampas coletoras de esgoto; substituição e instalação de lombada física, sinalização, semáforo e placas de trânsito; ampliação de escolas; recuperação e implantação de calçamento; terraplanagem, limpeza e capinação de ruas; além de estudo que viabilize melhorias no tráfego de ruas da Capital.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui