A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) realiza, nesta quinta-feira (21), a II Mostra de Práticas Integrativas e Complementares, no Parque da Lagoa, das 13h às 17h. A atividade abre a programação dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

A Mostra será realizada em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e tem como objetivo promover os serviços e impulsionar o uso das Práticas Integrativas pelos usuários do SUS, além de identificar as mulheres que estejam passando por situações de violência doméstica, para que possam ser acolhidas e orientadas na busca dos serviços da SPPM.

- Publicidade -

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Urquiza, fala da importância do evento. “Os 16 Dias de Ativismo tem um importante papel de chamar a atenção da sociedade acerca do tema. O debate sobre a violência contra mulher estimula a sensibilização e o combate a essa prática inaceitável. Esta ação, que já faz parte do nosso calendário é desafiadora, porque a cada ano os números têm aumentado, portanto, é de extrema importância combater, debater, conscientizar e sensibilizar através do diálogo com toda a sociedade esse ciclo de violência,” destacou.

As práticas integrativas e complementares têm o objetivo de prevenir agravos, promover e recuperar a saúde, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integrado, contribuindo com a resolução do sistema de saúde com qualidade, segurança e participação social.

Atividades – No evento serão oferecidas várias práticas integrativas como auriculoterapia, reflexologia, reiki, massagem Quick, florais, ventosa, yoga e tai chi chuan, que serão realizadas por profissionais dos Distritos Sanitários I, II, III, IV e V.

Serviços – A ação de prevenção vai informar também sobre os serviços de proteção à mulher, mostrando como ela deve procurar ajuda quando sentir os primeiros sinais de violência seja psicológica, sexual, patrimonial, moral ou física. Esse serviço é oferecido pelo Centro de Referência da Mulher Edinalva Bezerra e a Ronda Maria da Penha.

A data – 16 Dias de Ativismo é uma campanha internacional de combate à violência contra mulher. É uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Foi iniciada durante o primeiro encontro do Women’s Global Leadership Institute, em 1991. No Brasil, é realizada desde 2003.

SEPPM – A Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres, além de oferecer serviços e desenvolver programas de atendimentos às mulheres, atua na articulação com outros órgãos da administração municipal, oferecendo uma assistência integral à mulher, construindo estratégias que possam atender às necessidades biopsicossociais para uma melhor qualidade de vida, vivendo o cotidiano de forma equilibrada e feliz, por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis.

 

Programação de atividades dos 16 Dias de Ativismo

Abertura

Dia: 21/11

II Mostra de Práticas Integrativas e Complementares

Local: Parque da Lagoa – Horário: 13h às 17h.

Dia: 25/11

Assinatura do Termo de Compromisso com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da UFPB.
Local: UFPB – Horário: 09h.

Dia: 25/11

BLITZ 180
Local: Parque da Lagoa – Horário: 11h às 14h.

Dia: 29/11

I Seminário Sobre Feminicídio
Local: Auditório do Paço Municipal – Horário: 13h30 às 17h.

Dia: 29/11

Sarau Poético em Parceria com o Ministério Público
Local: Hotel Globo – Horário: 16h.

Dia: 10/12

Campanha Violência Contra Mulher, Aqui Não!
Local: Sindicato da Construção Civil – Horário: 08h às 12h.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui