Com intuito de garantir a segurança dos foliões, a Secretaria de Saúde de João Pessoa disponibilizou neste primeiro dia do ‘Carnaval de Boa 2020’ equipes da Vigilância Epidemiológica, por meio da seção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais, Vigilância Sanitária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os profissionais da Seção ISTs fizeram a distribuição de cerca de 25 mil preservativos masculinos e femininos e 30 mil géis lubrificantes para os foliões. “Fazemos uma mobilização principalmente para conscientizar a população sobre a importância de fazer o sexo seguro, utilizando preservativos e desta forma proteger também o parceiro ou parceira”, destacou Daniel Batista, gerente de Vigilância Epidemiológica. Neste carnaval, a previsão é de que sejam distribuídos cerca de 1 milhão de preservativo e 100 mil géis lubrificantes.

- Publicidade -

No período de janeiro a outubro de 2019 a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu mais de 1,9 milhão de preservativos e cerca de 700 mil géis lubrificantes.  De janeiro a outubro de 2019 a rede municipal de saúde realizou 36,8 mil testes rápidos para HIV e 31,9 mil testes rápidos de sífilis. Além destes exames, os serviços realizam também testes rápido para Hepatite B e C.

Serviços de Urgências – Já as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) realizou nove atendimentos no local, sem a necessidade de remoção. “Foi um plantão bem tranquilo. Foram feitos atendimentos clínicos habituais, por ingestão de bebidas ou mal-estar”, destacou Humberto Nascimento, coordenador administrativo.

Para os blocos Vumbora, que desce o Corredor da Folia na sexta-feira (14), e Bloco dos Atletas, que acontece no sábado (15), o Samu-JP disponibilizará duas Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), sendo uma USB instalada na concentração na Av. Epitácio Pessoa, Antigo Posto 99 e, uma na lateral do supermercado Pão de Açúcar, no bairro de Miramar. Além das ambulâncias extras, uma dupla de motolâncias itinerante também acompanhará os blocos.

Vigilância dos alimentos – A gerência de Vigilância Sanitária fiscalizou neste primeiro dia de folia 117 comerciantes, entre fornecedores de lanches (hambúrguer e salgados), bebidas, caldinhos, acarajés, espetinhos, caldo de cana e comida chinesa.

A fiscalização teve como objetivo garantir que os produtos, assim como os serviços prestados, tenham um nível de qualidade que elimine ou minimize a possibilidade de ocorrência de efeitos nocivos à saúde, provocados pelo consumo de bens e da prestação de serviços impróprios.

Secom-JP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui