Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa participaram, nesta sexta-feira (24), de uma palestra realizada por videoconferência pela unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No encontro virtual foram apresentados os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), direcionada à Covid-19 referentes ao mês de junho na Paraíba.

Realizado pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, o levantamento é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) e tem o objetivo de abordar aspectos relacionados à saúde da população e às mudanças no mercado de trabalho durante a pandemia.

- Publicidade -

Apesar da pesquisa apresentar apenas dados nacionais e estaduais, o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destaca a relevância do levantamento também para o município. “É importante que a população atenda o IBGE pelo telefone para garantir que as informações sejam produzidas, pois os indicadores da pesquisa contribuem para o desenvolvimento de ações de enfrentamento ao vírus também na cidade de João Pessoa”, afirmou.

Entre os dados apresentados durante a videoconferência, o IBGE informou que cerca de 52 mil pessoas apresentaram em junho sintomas conjugados relacionados à covid-19 na Paraíba. O indicador considera três grupos de sintomas formados por aqueles que, entre os 12 pesquisados, são mais associados à presença do novo coronavírus: perda de olfato ou paladar; ou tosse e febre e dificuldade para respirar; ou tosse e febre e dor no peito.

Segundo a pesquisa, o número caiu na comparação com o mês de maio, quando o levantamento estimou que 82 mil pessoas apresentaram esses sintomas conjugados. No total da população paraibana, isso representava 2,1%, proporção que caiu para 1,3% e ficou um pouco acima da média nacional (1,1%), mas abaixo da regional (1,6%).

Entre esse grupo houve um aumento na ida das pessoas a estabelecimento de saúde. Enquanto em maio apenas 30,2% procuraram atendimento, em junho a pesquisa registrou um índice de 50,4%.

PNAD Covid-19 – A pesquisa começou no dia 4 de maio e está sendo realizada, exclusivamente, por telefone. De acordo com o IBGE, mais de dois mil agentes do instituto estão ligando para 193,6 mil domicílios, distribuídos por todo o país. Na Paraíba estão sendo pesquisado mais de cinco mil domicílios por mês. Para definir a amostra da nova pesquisa, o IBGE utilizou a base de 211 mil domicílios que participaram da Pnad Contínua no primeiro trimestre de 2019 e selecionou aqueles com número de telefone cadastrado.

As entrevistas duram aproximadamente 10 minutos e os moradores que recebem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. Basta informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Os resultados nacionais são divulgados semanalmente. Já os mensais, o IBGE apresenta por grandes regiões e unidades da federação, além de indicadores mais detalhados do cenário brasileiro.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui