A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realizou neste domingo (1º) uma ação itinerante de prevenção, testagem e vacinação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A atividade aconteceu dentro da programação do AnimaCentro, durante o Pólvora Cultural, no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, e faz parte da Campanha Dezembro Vermelho.

A ação ofertou às pessoas que estiveram prestigiando o evento testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacina contra hepatite B, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e informações preventivas.

- Publicidade -

“Nas ações trabalhamos com exames para diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis, compreendendo que a detecção do vírus impacta o início precoce do tratamento”, disse Clarisse Pires, chefe da Seção de IST/AIDS da SMS.

O comerciante José Almeida, de 58 anos procurou pela primeira vez o serviço para fazer o exame. “Nunca tive oportunidade de fazer os testes para detecção de ISTs, acho importante as pessoas fazerem”, disse o comerciante. “Na verdade eu tinha um pouco de receio, mas vi que é tranquilo, rápido, prático e muito sigiloso. É importante se conhecer e aprender sobre a prevenção”, completou.

Durante todo o mês, serão realizadas ações nos serviços da rede municipal de saúde em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, oferecendo testes rápidos, assim como orientação para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Serviço – A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/AIDS e outras IST como sífilis, e hepatites B e C. Além das unidades de saúde da família, o serviço também é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

No Centro, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das IST. Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente e o resultado do exame sai em 30 minutos.

Dezembro Vermelho – A Campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas com HIV/AIDS. No dia 1º de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.

Confira a programação do Dezembro Vermelho:

02.12 – Encontro com as cidadãs positivas: coração, mente e corpo em sintonia com a saúde.

Local: SAE/CTA – João Pessoa – PB.

Horário: Das 8h às 12h.

03.12 – Dia “D” do Instituto Cândida Vargas

Local: Instituto Cândido Vargas

Horário: das 8h às 14h

03.12 – Dia “D” do SAE/CTA

Local: Policlínica Municipal de Jaguaribe

Horário: 7h30 às 12h

04.12 – Apresentação da Campanha do ‘Dezembro Vermelho’: Conquistas e Desafios da Política de IST/AIDS.

Local: Auditório da Estação das Artes – Altiplano.

Horário: 14h

06.12 – Dia “D” Distrito Sanitário II

Local: Feira Livre do Grotão

Horário: Manhã

13.12 – Ação Itinerante de Prevenção, Testagem e Local
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 8h30 às 12h.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui