O secretário executivo de Esporte e Lazer da Paraíba, José Marco, recebeu, nessa quinta-feira (17), a visita do secretário nacional de Paradesporto do Ministério da Cidadania, José Antônio Guedes. O encontro contou com a participação da presidente da Funad, Simone Jordão e ainda de representantes do segmento na Paraíba, além dos integrantes da Gerência Executiva do Paradesporto da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Na oportunidade, Guedes apresentou programas nacionais que estão em planejamento e execução para que possa a ser pensada futuras parcerias com a Paraíba, visando fortalecer o paradesporto no estado. Ele também destacou as ações voltadas ao segmento e que o estado de Goiás finaliza projeto semelhante ao Paraíba Paralímpica, que disponibiliza escolinhas de várias modalidades gratuitas em várias cidades.

- Publicidade -

“Já existem programas que estão em execução e ainda aqueles que estão em fase de conclusão no que diz respeito ao planejamento e isso pode sim ser pensado parcerias que visem beneficiar ainda mais o paradesporto paraibano, que tem projetos que servem de exemplo para todo o país, como é o caso do Paraíba Paralímpica. Inclusive, em Goiás, estava tudo pronto para iniciar a execução de um projeto muito semelhante e só não está em prática por conta da pandemia”, disse Guedes.

Para José Marco, o encontro serviu também para mostrar o quanto o Governo do Estado tem se dedicado ao paradesporto não só com eventos realizados, mas também em relação ao incentivo aos paraatletas e técnicos. “Foi um encontro altamente proveitoso que nos abriu uma porta para futuras parcerias”, frisou.

Jônatas Castro, que é assistente técnico da Seleção Brasileira de Goalball e estará presente em Tóquio, no Japão para as disputas dos Jogos Paralímpicos também enfatizou a recepção da Sejel ao representante nacional e lembrou que o Governo do Estado recentemente inaugurou um novo ginásio paradesportivo em João Pessoa.

“A Paraíba está avançada e bem no paradesporto, pois só aqui existem, além do Programa Paraíba Paralímpica, os Jogos Escolares e Paraescolares, Jogos Paralímpicos da Paraíba, incentivo aos paraatletas pelo Bolsa Esporte e, recentemente, o Instituto dos Cegos Paraíba ganhou um ginásio paradesportivo, o que gerou um investimento de R$ 1,2 milhão”, ressaltou.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui