Diante dos novos casos confirmados de coronavírus no país, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) realiza diversas ações para a prevenção do vírus na rede de ensino da Capital. As 187 unidades escolares estão recebendo kits de higiene compostos por álcool gel e sabonete líquido e os gestores estão recebendo formações continuadas, ministradas por profissionais de imunização e vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os diretores dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) já receberam orientações sobre o uso correto dos kits, além de informações para trabalhar com as equipes da unidade de ensino e com as famílias.  “Mesmo sem nenhum caso registrado na cidade e em nossas escolas, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, dentro de mais uma ação na política de prevenção, soma forças entre as secretarias para que possamos proteger cada vez mais nossas crianças através de um trabalho de prevenção nas unidades escolares. Com essas ações, queremos reforçar a importância dos hábitos de uma boa higienização”, explicou a secretária Edilma da Costa Freire.

- Publicidade -

As crianças e os adolescentes serão orientados sobre o uso do kit para que a higienização seja feita corretamente. Os professores realizarão um trabalho para explicar para os alunos o que é o vírus e quais são as medidas preventivas.

“É importante orientar os pais para que se o filho apresentar uma virose ou uma gripe evite mandá-lo para a escola, pois o tratamento deve ser feito em casa. Também iremos fazer um trabalho educativo com os professores, crianças e com os adolescentes nas escolas”, ressaltou a secretária adjunta da Saúde, Ana Giovana.

Segundo o Ministério da Educação, é importante tomar algumas medidas preventivas para evitar a doença, tais como:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui