Este ano a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deve plantar e distribuir 45 mil mudas de árvores nativas. O plantio urbano e a Poda Programada são duas das principais ações de recuperação e preservação das áreas verdes da cidade, feitas pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

A Poda Programada é feita todos os dias, em diversos pontos da cidade, e segue os padrões da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), a partir da Norma Brasileira (NBR) número 16.246-1 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que retira o mínimo possível de galhos das árvores. É uma poda de conformação, que não prejudica a arquitetura da copa da planta, retirando galhos que possam atingir veículos maiores, como ônibus e caminhões. Os galhos retirados são triturados em um outro caminhão e transformado em composto orgânico, utilizado pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas, no preparo de mudas para plantio urbano. É um processo todo sustentável em que todos os resíduos são aproveitados.

- Publicidade -

As equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas são responsáveis pela produção das mudas e pelo plantio urbano. As mudas são distribuídas com a população, na Tenda Verde da Semam, durante eventos realizados em João Pessoa. Quem quiser uma muda de árvore nativa também pode pegar no Viveiro, que fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo, em frente ao Sesc Gravatá e funciona das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. Nos casos em que o interessado deseja mais de três mudas, é preciso formalizar a solicitação, enviando um ofício para a Semam.

Balanço do Plantio Urbano – No ano passado foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui