Mudas de pata de vaca e pau Brasil foram plantadas, na manhã desta segunda-feira (9), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Bartolomeu de Gusmão, no Conjunto Inocop, no bairro do Cristo Redentor.

O plantio foi feito por quatro jardineiros da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). As mudas têm um metro e 70 de altura e em aproximadamente três anos estarão dando sombra na área da escola, contribuindo para diminuir em até 5ºC a temperatura no ambiente.

- Publicidade -

Educação ambiental – Junto com o plantio de mudas os educadores ambientais do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) da Semam promoveram palestras para os estudantes. Para a gestora administrativa da escola, Sheila Cavalcante de Medeiros, “a ação de Educação Ambiental está em sintonia com um projeto que desenvolvemos, de Educação para a Vida. É muito importante essa colaboração entre Semam e escola. Atendemos 240 alunos, entre 4 e 13 anos e é preciso sensibilizá-los sobre um mundo mais sustentável, sobre a nossa responsabilidade com o meio ambiente”, concluiu.

As mudas utilizadas no plantio urbano (praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas e Creis), são produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela Semam. O coordenador do Viveiro, biólogo Carmelo Edson da Nóbrega, informou que os viveiristas trabalham coletando as sementes de árvores consideradas matrizes. “Preparamos as sementes, que se transformam em pequenas mudas de árvores e, quando atingem aproximadamente um metro de altura, é feito o plantio. É no Viveiro Municipal que nasce o verde de nossa cidade”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o plantio nas escolas tem também um caráter educativo. “Quando plantamos numa escola despertamos nos estudantes e professores o sentimento da consciência ambiental. Levamos a muda de árvore, mas levamos também a contribuição com a educação ambiental das pessoas”, concluiu.

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica na  Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo, em frente ao Sesc Gravatá e funciona das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. Qualquer pessoa pode ir ao Viveiro pegar uma muda de planta nativa e receber orientações sobre o plantio.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui