A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu o plano de mobilidade que vai ser posto em prática no pré Carnaval da cidade. A ação da Semob vai ser na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, no trecho compreendido entre a Rua Tito Silva (Miramar) e o Busto de Tamandaré, na orla, onde vão desfilar os maiores blocos do Projeto Folia de Rua. Para garantir a segurança dos foliões e a fluidez do tráfego de veículos a Semob escalou 70 agentes de mobilidade que estarão nos pontos de bloqueio e em viaturas monitorando o entorno na área do evento.

Blocos – No sábado (30), vão desfilar na Via Folia os blocos Atletas, Banho de Cheiro e Agitada Gang. No domingo (31), à tarde, vai desfilar o bloco Virgens de Tambaú. Logo em seguida, na segunda-feira (1º/02), desfila o bloco infantil Muriçoquinhas.

- Publicidade -

A execução do plano de mobilidade e transporte montado pela Semob vai ser iniciada logo cedo, às 7h, no corredor da folia nos dias de desfile dos blocos, proibindo o estacionamento em alguns trechos próximos à concentração, para não haver prejuízo ao tráfego de veículos no turno da noite com o deslocamento dos foliões. Às 13h, os agentes da Semob estarão distribuídos nos pontos definidos para monitorar o trânsito e dar apoio à montagem das estruturas que serão utilizadas pela organização das agremiações na concentração.

Posicionamento dos trios – No início da tarde, às 14h, batedores da Semob irão dar apoio ao deslocamento dos trios elétricos até a Via Folia, na Epitácio Pessoa, ficando o tráfego em meia pista durante o trajeto. Na Rua Angelina Balthar (Rua do Capim/Pão de Açúcar) será proibido estacionamento a partir desse horário, pois será reservado para o estacionamento das viaturas de emergência (Samu, bombeiros e policia militar), bem como dos demais órgãos envolvidos no evento.

No fim da tarde, às 17h, os agentes vão iniciar o bloqueio na área do entorno da concentração dos blocos Atletas, Banho de Cheiro, Agitada Gang e Virgens de Tambaú, na Epitácio Pessoa; e na Praça Tito Silva para as Muriçoquinhas, na segunda-feira (1º/02).

Na concentração será bloqueada a Avenida Epitácio Pessoa no trecho compreendido entre as avenidas Wandick Pinto Filgueiras, em Tambauzinho, e Hilda Coutinho Lucena, em Miramar, da mesma forma nos acessos a esse trecho, próximo à concentração dos blocos.

A partir do encontro com a Avenida Ruy Carneiro, o tráfego de veículos na Epitácio Pessoa, sentido praia (a partir das 19h), será apenas cruzando a via. Com o início do deslocamento dos blocos, previsto para 18h, a Semob vai bloquear totalmente a Epitácio Pessoa, recomendando aos condutores que evitem a via, buscando rotas alternativas para chegar ao destino desejado, a exemplo da Beira Rio (para acessar o Bairro do Cabo Branco) e Ruy Carneiro (para acessar o bairro de Tambaú).

Vagas especiais – Seguindo a política de inclusão social da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Semob reservou vagas para pessoas com deficiência ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar.

Transporte – Para assegurar o deslocamento dos foliões que optarem ir de ônibus aos desfiles dos blocos Atletas, Banho de Cheiro e Agitada Gang (30) e Virgens de Tambaú (31), as linhas vão operar da seguinte forma:

As linhas do Tetéu serão reforçadas: 101 – Grotão; 104 – Bairro das Indústrias; 108 – Alto do Mateus; 118 – Valentina-Paratibe / Mussumago; 203 – Mangabeira VII; 301 – Mangabeira; 504 – Mandacaru; 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; 601 – Bessa; 1500 – Circular e 5100 – Circular.

Circularão também realizando três viagens após a meia-noite as linhas 204 – Cristo; 302 – Mangabeira/CidadeVerde; 701 – Alto do Mateus; 5201 – Colinas do Sul e 116 – Colinas do Sul.

Haverá reforço nas linhas do Tetéu durante todo o evento com três viagens extras. Deverão circular também as linhas 204 (Cristo), 301 (Mangabeira), 5600/ 5603/ 5605 (Mangabeira-Shopping), 701 (Alto do Mateus) e 5201 (Colinas do Sul). As linhas circulares 1500 e 5100 estão autorizadas a circularem até a praia.

Itinerário de ônibus – Nos blocos Picolé de Manga, dos Atletas e Muriçoquinhas, as linhas que trafegam no sentido Castelo Branco/Epitácio (bairro/Centro) seguirão pela presidente Castelo Branco, Avenida Tito Silva, Rua Miguel Lisboa, Domingos Mororó, Av. Beira Rio, Maria Caetano F. Lima (Shopping Moriah) até a Epitácio Pessoa.

No sentido Centro/bairro com destino Castelo Branco e bairros da Zona Sul, os ônibus circularão pelas ruas João Domingos, Dr. José Liberato, Tito Silva, seguindo itinerário normal.

Os ônibus da linha 507 (Cabo Branco), dependendo do horário, terão seus desvios feitos pela Avenida Rui Carneiro (antes do bloqueio total da Epitácio) e Wandick Pinto Filgueras (após o bloqueio total da Epitácio) para acessar a Beira Rio.

Com o término do evento, o ponto de parada de ônibus da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Professora Maria Sales será desativado temporariamente enquanto ainda houver foliões na Epitácio Pessoa. Os passageiros deverão se deslocar para a Av. Professora Maria Sales, cruzamento com Helena Meira Lima. Já os usuários que desejarem pegar a linha Cabo Branco poderão embarcar na Avenida Marcionila da Conceição.

Táxi – Serão destinados dois pontos exclusivos para táxi, na Av. Nossa Senhora dos Navegantes e Avenida Marcionila da Conceição. Além disso, onde houver viabilidade para estacionamento, os táxis serão autorizados pelos agentes a transpor os bloqueios viários, podendo chegar mais próximos da Epitácio Pessoa, garantindo maior facilidade aos passageiros.

Trabalho Conjunto – Visando a interação dos órgãos envolvidos, já a partir do turno da tarde nos dias de desfile, equipes compostas de agentes de mobilidade urbana (Semob), guardas municipais, fiscais de meio ambiente (Semam) e fiscais de controle urbano (Sedurb) estarão percorrendo todo o trecho da Via Folia, atuando cada um no âmbito da sua competência, mas de forma integrada, garantindo assim uma festa mais segura para os foliões.

Segurança – As câmeras da Semob estarão operando ao longo da Via Folia durante toda a festa. São equipamentos com capacidade para girar 360º e alcance superior a 500m para monitorar o trânsito e contribuir com a segurança pública. Agentes de mobilidade e policiais militares estarão na sede da Semob monitorando toda a extensão da Via Folia, em contato com as equipes de campo por meio de rádio comunicação.

Estacionamento – Não será permitido qualquer veículo estacionar na calçada ou canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa. Os veículos que cometerem a infração serão autuados pela fiscalização e imediatamente removidos para o pátio da Semob.

Nos bairros – Nesse mesmo período a Semob também dará apoio a diversos blocos que desfilam nos bairros da cidade. Equipes de agentes de mobilidade foram designadas para acompanhar os desfiles garantindo a segurança dos pedestres e a fluidez do tráfego por toda a cidade.

A Semob pede aos motoristas que colaborem para a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres, evitando estacionar em locais proibidos (calçadas, esquinas, entradas de garagens e outros). A Semob está empenhada no sentido de evitar que as pessoas estacionem em locais proibidos, contudo é vital a contribuição dos condutores no respeito à legislação. Outro alerta é não dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica. Caso beba, utilize o transporte público ou táxi.

Para informações ou reclamações, a população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob, no telefone 0800 281 1518/ 3218 9310/9311.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui