A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) definiu o plano de circulação para os desfiles dos blocos participantes do projeto Folia de Rua, que começa neste fim de semana. O objetivo é garantir a segurança viária ao público que vai prestigiar os blocos e assegurar o menor transtorno possível ao tráfego de veículos.

A Semob-JP vai disponibilizar 120 agentes de mobilidade que estarão em pontos estratégicos de bloqueio para disciplinar o trânsito. Além dos agentes em locais fixos, serão mais 40 motociclistas e oito viaturas monitorando todo o entorno do trecho dos desfiles. Também estarão de plantão equipes da Divisão de Sistema Viário (DSV) para atender urgências relativas aos semáforos nos locais das apresentações dos blocos que antecedem o Carnaval.

- Publicidade -

Bloqueios – Para garantir o menor transtorno possível ao tráfego de veículos, a Semob-JP vai utilizar o sistema de bloqueio gradativo, sendo feitos apenas durante a passagem dos blocos e, liberados logo em seguida. Desta forma, fica assegurada a fluidez do tráfego de veículos e, principalmente, a segurança dos pedestres.

Na sexta-feira (14) e no sábado (15) o primeiro bloqueio ocorrerá às 15h, para o estacionamento dos trios elétricos na Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia), entre a Rua Major Salustiano Ribeiro e a Rua Tito Silva. Nestas datas desfilam os blocos Vambora e Atletas.

No domingo (16) a interdição terá início às 14h para os blocos Virgens de Tambaú, com concentração na Epitácio Pessoa, no Posto 99. Já na segunda-feira (17) é a vez das Muriçoquinhas do Miramar, ocasião em que os bloqueios serão iniciados às 17h.

Rotas de desvio – A Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) é a opção para quem vier do Cabo Branco ou do Castelo Branco e quer chegar aos bairros Tambaú, Manaíra e Bessa. Isso poderá ser feito pela Rua Wandick Filgueiras (lateral ao Espaço Cultural). A via leva o condutor até a Avenida Rui Carneiro.

A própria Rui Carneiro, no sentido inverso, é o acesso para quem está em Manaíra e Tambaú e deseja ir ao Cabo Branco ou Altiplano. Em dias de blocos com menos trios, como o Vumbora e o Atletas, a orientação é dobrar à direita no Jardim Luna e cruzar a Rui Carneiro a partir da Rua Casimiro de Abreu. A partir daí, basta seguir em frente até a Rua João Domingos.

Transportes – Haverá reforço da frota nos locais de encerramento dos blocos de maior público deste fim de semana, como também no Terminal de Integração do Varadouro (TIV). Durante os desfiles dos blocos Vumbora, Atletas e Virgens de Tambaú, respectivamente nos dias 14, 15 e 16, algumas linhas do sistema de transporte coletivo serão reforçadas.

As 12 linhas do Projeto Tetéu, que circulam no turno da noite, terão duas viagens a mais, passando a fazer o seu itinerário seis vezes entre meia noite e 4h30 (horários de saída do Terminal de Integração). A linha T010 (Bessa) vai operar no tetéu nos dias do evento.

Outras seis linhas passarão a circular a noite, fazendo duas viagens com saída às 01h30 e às 2h30. São elas: 116 (Colinas do Sul / Cruz das Armas); 204 (Cristo); 302 (Mangabeira / Cidade Verde); 505 (Bairro dos Ipês) e 5201 (Colinas do Sul / Epitácio – Rangel).

As linhas 5600 (Mangabeira Shopping), 5603 (Mangabeira VII), 5605 (Mangabeira Shopping), realizarão viagens extras das 18h até o termino do evento. As linhas 507 (Cabo Branco), 510 (Tambaú), 513 (Tambaú/Bessa) vão operar com frota mínima de 10 veículos, entre 18h e o término do evento.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui