A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) promove nesta segunda-feira (14), às 9h30, uma roda de diálogo para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Fenelon Câmara, no bairro do Geisel. Atividade faz parte do ‘Projeto Maria da Penha vai às Escolas’ e tem como objetivo estimular o diálogo acerca do tema, além de conscientizar os jovens sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva, Ana Paula Brito Nunes, que também ministra a atividade, é fundamental conscientizar os jovens desde cedo. “Nós apresentamos como material didático a ‘Cartilha Maria da Penha vai às Escolas’, que foi produzida pela própria Secretaria. Tudo isso com uma linguagem mais acessível voltada para o contexto dos adolescentes”, explicou.

- Publicidade -

Ana Paula ainda destaca que há serviços com uma rede de apoio para as mulheres saírem do ciclo de violência. “Outro objetivo essencial da ação é mostrar que há uma rede com várias instituições que estão à disposição da população, sobretudo das mulheres para ajudá-las a sair dessa situação de violência, além de incentivar a denúncia e desmistificar o preconceito que as vítimas ainda sofrem”.

Metodologia – O ‘Projeto Maria da Penha vai às Escolas’ possui uma agenda com programação semanal. Em cada roda de diálogo é feita a abordagem mais detalhada da Lei Maria da Penha, onde são apresentados aos alunos os tipos de violência, as características de cada uma, para que os próprios jovens saibam identificar qualquer caso que possam ver ou vivenciar e o que fazer para denunciar e combater a violência doméstica e familiar.

Também é apresentada a Rede de Enfretamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Centro de Referência Ednalva Bezerra (CRMEB) e a Ronda Maria da Penha, além da distribuição de panfletos com os serviços disponíveis e os respectivos números de contato.

CRMEB – O Centro de Referência da Mulher é um espaço onde as mulheres vítimas de violência são acolhidas, orientadas e encaminhadas para a Rede de Atendimento, através de uma ação intersetorial com as diversas políticas. Conta com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e arte educadoras.

O CRMEB está localizado na Rua Afonso Campos, 111, Centro. Além do atendimento presencial, também oferece orientação e atendimento imediato à população, através do telefone 0800-283-3883, das 7h às 19h.

Ronda Maria da Penha – Outro serviço oferecido de maneira pioneira pela PMJP desde dezembro de 2017 é a Ronda Maria da Penha. Por meio desse programa, as mulheres que estão sob medida protetiva podem ser acompanhadas semanalmente por equipes da Guarda Civil Municipal. O serviço é realizado conforme a aceitação das vítimas.

Agenda Semanal

Segunda-feira (14)
Atividade: Projeto Maria da Penha vai às Escolas.
Horário: 9h30
Local: Escola Fenelon Câmara – Geisel

Quarta-feira (16)
Atividade: Projeto Maria da Penha vai às Escolas.
Horário: 9h30
Local: Escola Apolônio Sales de Miranda – Cruz das Armas

Quinta-feira (17)
Atividade: Projeto Maria da Penha vai às Escolas.
Horário: 9h30
Local: Escola Presidente Epitácio Pessoa – Jardim Veneza

Quinta-feira (17)
Atividade: Projeto Maria da Penha vai às Escolas.
Horário: 14h
Local: Escola Ubirajara Targino – Cristo

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui