Cuidar da saúde mental é primordial independente da fase da vida e da idade. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta atendimento com psicólogos e psiquiatras aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para os idosos, o atendimento é ofertado na Policlínica Municipal do Idoso, localizada no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel.

Para o atendimento com psicólogo, a demanda é espontânea, ou seja, o idoso ou a família que sentir a necessidade de acompanhamento deve ir ao serviço e agendar a consulta ou ser encaminhado pela Unidade de Saúde da Família de referência. Já para o atendimento com psiquiatra, o atendimento é regulado e é necessário um encaminhamento por outro profissional.

- Publicidade -

“No final do ano passado passei por momentos complicados na minha vida e me sentir muito mal, não no sentido físico, mas na cabeça. Não conseguia ficar sozinha, tinha uns pensamentos estranhos, então resolvi buscar ajuda e me indicaram a policlínica”, conta uma das idosas atendidas no local.

A idosa foi diagnóstica com transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Há dois meses ela tem sido acompanhada pela psiquiatra da Policlínica. “Ela receitou um medicamento e além das consultas, também comecei a participar dos grupos de convivência e terapias no serviço. Sinto-me bem em sair de casa e o acolhimento que tenho aqui me fazer ainda melhor, cuidada e todo mundo que trabalha aqui se mostra preocupado comigo, torcendo pela minha melhora”, relata.

A médica psiquiatra da Policlínica do Idoso, Raquel Cordeiro, conta que é comum idosos com problemas mentais. “Alguns ignoram os problemas por vergonha, por achar que é besteira e até preconceito da família. Pode ser um problema considerado pequeno, mas sem o auxílio necessário e o apoio da família a situação pode se agravar muito mais. O acompanhamento com profissional médico especializado é sempre a melhor solução, independente do quão pequeno você ache que é o problema”, ressaltou.

Serviço – A Policlínica Municipal do Idoso possui mais de 12 mil usuários cadastrados e, desses, aproximadamente 3 mil são atendidos mensalmente.

Na unidade são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas especialidades médicas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia. No local também há atendimento em enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica e assistência social.  São disponibilizados, também, grupos operativos que estimulam e incentivam os participantes à convivência e recreação coletiva.

Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para que seja encaminhado. Já para os grupos e outros atendimentos como nutricionista, psicólogo, fisioterapia e assistência farmacêutica, o idoso pode procurar diretamente a policlínica.

A unidade funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), bairro de Tambiá. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3214-2863.

Saúde do Idoso – Além da Policlínica do Idoso, a Rede Municipal de Saúde atende este público também nas outras cinco Policlínicas Municipais, Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Práticas Integrativas e Complementares, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar. São oferecidas, ainda, atividades físicas nas praças por meio do projeto João Pessoa Vida Saudável.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui