A Secretaria Municipal de Saúde dá continuidade nesta segunda-feira (31) às ações voltadas ao bem estar da população.A programação em alusão ao dia do nutricionista, teve inicio no sábado (29), na Praça da paz, no bairro dos Bancários e seguem até a terça-feira (01). As ações contam com a parceria do Conselho Regional de Nutricionistas (6° região) e da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

De acordo com o Edgar Tito, coordenador da área de nutrição da SMS, as ações visam orientar a população sobre saúde e segurança alimentar e nutricional. “Além de alertar a população para a importância de uma alimentação equilibrada vamos orientar a população para como conseguir manter essa alimentação, visando sempre o bem estar da população”, disse.

- Publicidade -

As atividades irão acontecer em diversos bairros da capital com a realização de orientação nutricional, oficinas sobre o papel do nutricionista na saúde e sobre educação alimentar e uma blitz nutricional para os ciclistas que utilizam a cliclofaixa.

Como parte da programação de orientação nutricional que acontecerá na rede municipal de saúde, haverá também ações preventivas nas unidades. “As atividades de orientação nutricional são importantes porque é por meio delas que se previnem diversas doenças. Se o usuário passar a cuidar bem da alimentação, muitas vezes ele pode evitar o uso medicamentos. O trabalho do nutricionista é a prevenção das doenças e melhoria da qualidade de vida, principalmente”, destacou a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da USF Caminho do Sol, Ana Silvia.

Serviço – Na capital, os nutricionistas estão espalhados por toda a rede municipal. 32 integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e acompanham os programas de alimentação e nutrição, Aleitamento Materno, NutriSus e Programa Saúde na Escola (PSE), 21 realizam atendimento ambulatorial para pacientes da rede e mais de 50 estão espalhados nos quatro hospitais municipais.

O usuário que necessitar de atendimento nutricional pode ser atendido pela rede pública de saúde por demanda espontânea ou por encaminhamento do médico da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Os atendimentos especializados são realizados por nutricionistas da rede que atendem nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, de Mangabeira e de Jaguaribe, além da Unidade de Saúde das Praias e na Unidade Básica de Saúde de Mandacaru.

Programação:

Data/Atividade: 29/08 – Orientação Nutricional para População

Local/Hora: Praça da Paz (Bancários) – 5h às 8h

Data/Atividade: 30/08 – Blitz Nutricional

Local/Hora: Ciclofaixa (Lagoa) – 6h às 10h

Data/Atividade: 31/08 – Alimentação Saudável

Local/Hora: Academia da Saúde (Geisel) – 5h às 8h

Data/Atividade: 31/08 – Oficina: Nutricionista e a Saúde Pública

Local/Hora: Sede do Distrito Sanitário IV – 14h

Data/Atividade: 01/09 – Oficina: Educação Alimentar e Nutricional

Local/Hora: Academia da Saúde (Ernani Sátiro) – 8h

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui