A partir deste sábado (15) começa em todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil). Em João Pessoa, o ‘Dia D’, será realizado a partir das 9h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Róger I e II, localizada Rua 19 de março, no bairro do Róger. O serviço de imunização e atualização da caderneta de vacinação estará disponível em todas as 186 Equipes de Saúde da Família da Rede Municipal.

Na Capital, a campanha deve imunizar 48.220 crianças. Além de garantir a assistência, a prevenção tem como objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da Poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, tendo como meta a vacinação de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade.

- Publicidade -

“Não há dúvidas de que a forma mais eficaz da prevenção de algumas doenças é a vacinação”, orienta a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas. “Esta é uma oportunidade para os pais e responsáveis procurarem os serviços de saúde de referência para atualizarem a caderneta de vacinação dos seus filhos. Ao todo mais de 1.200 profissionais estarão envolvidos para garantir a assistência e realizar este trabalho preventivo contra várias doenças”, completou a coordenadora.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

“Nós que trabalhamos a vigilância no serviço público de saúde temos a responsabilidade reforçar esses trabalhos preventivos principalmente nas campanhas de vacinação com intuito de evitar a reintrodução do vírus que ainda circula em alguns países e para isso, intensificamos o trabalho de orientação e conscientização dos pais e responsáveis para a importância de manter o cartão de vacinação atualizado”, destacou Chiara Dantas.

Campanha - imagens Ivomar GomesPólio – A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. Este é o 36º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 26º ano sem a doença no país.

Contraindicações – A vacina é contraindicada para crianças portadoras de infecções agudas com febre acima de 38º; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo de estreptomicina ou eritromicina; que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina; imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou com deficiência imunológica congênita; e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.

Relação de postos móveis – Mangabeira Shopping, Hiper Bom Preço (João Machado), Shopping Tambiá, Supermercado Extra, Carrefour (BR 230 e Bancários), Shopping Manaíra, Shopping Sul, Supermercado Atacadão (BR 230).

Vacinação em dia – A população pode acompanhar seu cartão de vacinação e manter sua imunização atualizada, através do aplicativo ‘Vacinação em Dia’ para smartphones e tablets. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.

O aplicativo está disponível para usuários do Android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do Android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito e instalação em seu dispositivo móvel.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui