A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (15), o dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nessa ocasião serão vacinadas crianças e jovens entre cinco e 19 anos que não tenham recebido nenhuma dose da vacina ou estejam com o esquema vacinal incompleto.

O dia D acontecerá das 8h às 12h em mais de 100 salas de vacina espalhadas pelos serviços da rede municipal de saúde, como Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização. Ao todo, mais de 700 profissionais estarão atuando na campanha.

- Publicidade -

Para ser imunizado, o usuário deve levar o cartão de vacina, uma vez que as vacinas serão dispensadas de acordo com a avaliação do cartão vacinal. “É importante lembrar que a campanha é seletiva e só será imunizado quem não tiver comprovação do esquema vacinal ou quem está com o esquema incompleto, por isso é tão importante apresentar o cartão de vacina”, lembra o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Campanha acontecerá em duas etapas, para imunizar dois públicos diferentes. A primeira etapa teve inicio no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março, imunizando pessoas com idade entre cinco e 19 anos. Na segunda etapa, deverão receber a vacina adultos de 30 a 59 anos, entre os dias 3 e 31 de agosto.

No dia D, aproveitando o público-alvo, a SMS estará atualizando a caderneta de vacinação dos adolescentes que estão na faixa etária de indicação para vacinas contra HPV e meningocócica tipo C. Devem ser vacinados meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

“O vírus do sarampo voltou a circular no País no último ano e é com a vacina que garantimos a devida proteção da população, além de possibilitar a interrupção da circulação do vírus. Também temos uma baixa procura para imunização contra HPV. Então, estaremos ofertando as vacinas contra HPV e meningocócica tipo C, por isso é tão importante que pais e responsáveis respondam ao nosso chamamento e levem seus filhos para serem vacinados”, reforça Fernando Virgolino.

Esquema Vacinal Sarampo – Crianças de seis meses a 11 meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. Com 12 meses a criança irá tomar a tríplice viral e com 15 meses, a tetra viral.

Menores de 30 anos devem comprovar duas doses da vacina com componente do sarampo e, na faixa etária de 30 a 59 anos, é necessária a comprovação de uma dose. Se o usuário for profissional de saúde, independente da idade, deve ter duas doses da vacina”, ressaltou Fernando Virgolino.

Dados – Em João Pessoa, houve casos de sarampo nos anos de 2010, 2013 e 2019. Em 2010, foram 50 casos confirmados e em 2013, seis casos da doença. Já em 2019, foram notificados 97 casos suspeitos, com 18 confirmados, 55 descartados com amostras positivas no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba e Laboratório de referência nacional – Fiocruz.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui