SMS recebe doação de máscaras de proteção em acrílico da UEPB para uso dos profissionais de saúde da Capital

Devido ao grande aumento da demanda no uso de Equipamentos de Proteção Pessoal (EPIs) nas últimas semanas por conta da pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a doação de 200 máscaras de proteção facial em acetato incolor feitas pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A Secretaria Municipal de Saúde já abriu processo de aquisição dos EPIs, mas devido à pandemia, existe um tempo de entrega dos fornecedores que estão tendo que atender diversos estados do País simultaneamente.

De acordo com a assessora técnica da SMS, Lilia Gomes, as doações já foram distribuídas para os profissionais da Rede Municipal de Saúde.  “Ainda estamos concluindo a coleta de hoje, mas já ultrapassou o número de 200 unidades, que foram dispensadoas para todos os hospitais da Rede Municipal de Saúde, Samu, Vigilância Epidemiológica e Consultório de Rua”, explicou.

O coordenador geral Laboratório do Nutes, professor Mizael Morais destacou como surgiu à iniciativa. “O objetivo foi colaborar com a proteção dos profissionais de saúde em geral. Para isso reunimos professores, pesquisadores e alunos para produzir um arquivo STL para o molde das máscaras de proteção facial em acetato incolor, por meio de uma rede de solidariedade e cooperação. Já enviamos esse suporte para várias cidades do País, até para o exterior, em San Diego, nos Estados Unidos. Aqui em João Pessoa, não apenas disponibilizamos o molde, como também imprimimos 200 máscaras de proteção”, destacou.

Como colaborar- Qualquer pessoa que possua uma impressora 3D pode colaborar na produção das máscaras. Os interessados em receber o arquivo STL para impressão 3D podem entrar em contato membros do Nutes e solicitar o molde, que poderá ser enviado até por WhatsApp.  Os contatos são da coordenadora do Laboratório de Tecnologia 3D (LT3D), Yasmyne Martins (98638-9792) e o coordenador técnico do LT3D, engenheiro Rodolfo Castelo Branco (98812 6641).

Para quem já tem as máscaras de proteção prontas e deseja doá-las, entrar em contato com a assessora técnica da SMS, Lilia Gomes, através do contato 98880-2119.

Secom-JP

 

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *