O encerramento dos 1º Jogos da Juventude das unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida” (Fundac) foi marcado pela observação de vários parceiros e apoiadores do “Projeto Revelando Campeões”, que tiveram como missão identificar possíveis talentos para o esporte profissional, especialmente para o futebol de campo e de salão.

Estiveram presentes o presidente da Associação dos Moradores do Castelo Branco, Lindemberg Brito da Silva, que desenvolve projeto de escola de futebol, além de ações voltadas para a Educação e Direitos Humanos na Associação, o jogador de futebol americano do time Espectros, François Marques Teixeira, e os representantes da Associação de Atores Dupla Face de Teatro, Ana Paula Valentim e Ed Silva, que desenvolvem projetos sociais na área da expressividade do movimento e identidade cultural.

- Publicidade -

O “projeto Revelando Campeões” tem como objetivo descobrir talentos no esporte entre adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade. Participaram dos jogos as equipes de jovens e adolescentes do Lar do Garoto, CEA/Sousa, Rita Gadelha, CSE, Semiliberdade e no CEA/JP.

A coordenadora pedagógica do CEJ, Hilka Macieira, avaliou que a competição foi muito positiva. “Além de muita bola rolando, teve também distribuição de deliciosos dindins da fruta e premiações dos vencedores. Foi muito legal ver a interação e comprometimento dos nossos educandos nos jogos da juventude. Aqui no CEJ temos muitos jovens que jogam bem, e quem sabe pode surgir um grande craque no futebol”, observou Hilka.

De acordo com o coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, por meio deste projeto, há a pretensão de criar um núcleo de treinamento intensivo nas unidades socioeducativas e firmar parcerias com os times esportivos do Estado da Paraíba para que estes possam selecionar novos jogadores para os seus times. “Para que possamos revelar campeões, precisamos primeiro revelar desejos, descobrir e despertar sonhos”, disse Nilton.

Ele observa que dentro das unidades socioeducativas as práticas esportivas se colocam como ações de grande atração, sobretudo o futebol, futsal e voleibol. “São estes esportes que estimulam os jovens a pensarem regras e condutas e possibilitam convivência pacífica, amenizam conflitos e selam acordos de paz”, afirmou o coordenador.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui