Engenheiros agrônomos e demais técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continuam atuando nesse período de restrições por causa do Coronavírus. Árvores e demais áreas verdes, localizadas em praças, canteiros de ruas e avenidas e demais áreas públicas da cidade estão sendo monitoradas, recebendo serviço de poda.

Como o Disque Denúncia da Semam está suspenso, em casos de urgência, quando árvores em áreas públicas apresentam algum problema na estrutura, ameaçando tombar, a população pode acionar os técnicos da Semam pelos telefones 98650-1690; 99643-4771; 99672-3880; 99906-2957; 98724-1119. Nesses números é possível localizar um técnico que tomará todas as medidas de segurança.

- Publicidade -

O engenheiro agrônomo da Semam, Anderson Fontes, diretor da Divisão de Controle Ambiental (DCA), destacou que, para retirar uma árvore de área pública os técnicos fazem primeiro uma avaliação da planta, checando as condições de saúde, estrutura do tronco, verificando se há a presença de fungos ou cupins. “Se a árvore apresenta condições de ser recuperada, nós fazemos o tratamento. Somente quando não há possibilidade nenhuma de recuperação e quando a segurança da população é colocada em risco é que emitimos um laudo autorizando a retirada. Nós trabalhamos todos os dias para preservar o patrimônio ambiental, porque entendemos que as árvores contribuem para a saúde da população e para o conforto ambiental da cidade”.

A Semam faz o serviço da Poda Programada, que atua em todos os bairros da cidade, de maneira planejada, acompanhando o desenvolvimento das árvores, promovendo avaliações fitossanitárias e identificando quando é preciso retirar alguma planta que oferece risco de tombamento. A Poda Programada segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana), respeitando a conformação da copa, retirando galhos secos, estimulando o crescimento e fortalecendo as plantas.

Sustentabilidade – No momento em que os galhos são recolhidos, imediatamente são colocados num caminhão triturador. Esse resíduo da poda é encaminhado para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP, que transforma os galhos secos em adubo natural, utilizado no plantio urbano, num processo que não gera resíduos.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que todos os técnicos e servidores da Semam estão trabalhando neste período de restrições impostas pela pandemia do Coronavírus. “Adaptamos horários, disponibilizamos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual ) como luvas, máscaras e álcool gel para os servidores, estamos realizando reuniões via redes sociais, trabalhando de casa, em um esforço diário para manter os serviços de proteção e recuperação do patrimônio ambiental da cidade. Nós entendemos que as ações relativas ao meio ambiente são imprescindíveis para contribuir com uma cidade mais saudável. Quando esse período de restrições passar todos poderão voltar às ruas, aos parques e áreas verdes da cidade, com a tranquilidade de que tudo estará preservado e bem cuidado e entendemos que não estamos fazendo mais do que nossa obrigação”, concluiu.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui