Trump suspenderá vistos de trabalho nos EUA até fim do ano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá expandir uma proibição a determinados vistos atualmente em vigor para incluir certos vistos de trabalho para não imigrantes, como parte de uma medida para proteger os trabalhadores americanos em meio ao estrago econômico provocado pela pandemia do coronavírus, afirmou uma autoridade do governo nesta segunda-feira.

Trump irá bloquear o ingresso de trabalhadores estrangeiros com os vistos H-1B (para trabalhadores qualificados) e L-1 (para trabalhadores transferidos dentro de uma empresa) até o fim do ano, afirmou a autoridade. O presidente também bloqueará trabalhadores sazonais com vistos H-2B, com exceção dos trabalhadores da indústria de serviços alimentícios.

A medida será tomada apesar da oposição de empresas que dependem de trabalhadores estrangeiros, incluindo grandes empresas de tecnologia e da Câmara de Comércio americana — a maior associação de negócios do país —, as quais têm dito que a decisão irá sufocar a recuperação econômica. Críticos da medida dizem que Trump está usando a pandemia para cumprir seu objetivo de longa data de limitar a imigração para os Estados Unidos.

Os efeitos imediatos da promulgação provavelmente serão limitados, já que os consulados dos Estados Unidos em todo o mundo permanecem fechados para a maioria dos processos de rotina de vistos devido à pandemia.

A suspensão do visto é o mais recente passo de Trump para restringir a imigração. Trump também renovará um anúncio de abril, que suspende temporariamente a residência permanente nos Estados Unidos para alguns estrangeiros, disse o funcionário do governo nesta segunda-feira.

Fonte: https://exame.com/mundo

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *