TV Assembleia reapresenta documentário sobre vida de Elizabeth Teixeira nesta quarta

Em homenagem aos 94 anos de vida da ativista paraibana Elizabeth Teixeira, a TV Assembleia reapresentará, nesta quarta-feira (12), a partir das 20h, o documentário “Elizabeth Teixeira – Mulher da Terra”, que mostra a história da trabalhadora rural na luta pela reforma agrária no Brasil, através das Ligas Camponesas, um dos maiores movimentos sociais pela melhoria de condições de vida no campo do país.

O trabalho documental revela os passos de Elizabeth Teixeira, desde o nascimento no povoado Antas do Sono, atual município de Sobrado, onde enfrentou as primeiras dificuldades sociais, até o início do romance proibido com João Pedro Teixeira, trabalhador rural e, posteriormente, líder das Ligas Camponesas em Sapé.

A partir de relatos da própria ativista, familiares e dos escritores Agassiz Almeida, Ayala Rocha, Gonzaga Rodrigues e Nonato Nunes, o documentário traça os rumos do movimento após a morte de João Pedro Teixeira.

elizabeth teixeiraA produção também conta a descoberta da localização de Elizabeth pelo diretor de cinema Eduardo Coutinho, culminando na realização do filme “Cabra Marcado para Morrer”, de 1984, e aborda as homenagens recebidas em palestras e livros desde o retorno da camponesa à Paraíba. A obra também retrata a instalação do Memorial das Ligas Camponesas pelo Governo do Estado, em 2012, em reconhecimento pela memória da luta dos trabalhadores rurais em Sapé.

A TV Assembleia é transmitida por meio dos canais 40.2 digital; 11 (NET), 340.2 (Vivo) e 14.2 (Patos e região). Todo o conteúdo institucional da Assembleia Legislativa da Paraíba (www.al.pb.leg.br) pode ser acompanhado nas redes sociais através do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Agência de Notícias – ALPB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *