O vereador Edson Cruz (PP) usou a Tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (10), para criticar o fechamento de unidades hospitalares na Capital. Segundo o parlameSessão Ordinária 10-09-2015 Olenildo 019(1)ntar, o sistema de saúde da Capital está sobrecarregado com a desativação de hospitais e com o atendimento aos pacientes de outros municípios.

Edson Cruz afirmou que o Município sofreu com o fechamento de unidades hospitalares e que a demanda de pacientes cresceu, principalmente com o atendimento às pessoas de municípios vizinhos. Segundo o parlamentar, cidades vizinhas que se beneficiam do atendimento na Capital não teriam enviado a contrapartida de recursos para o devido atendimento, mas mesmo assim, as unidades de João Pessoa não deixam de atender os pacientes.

- Publicidade -

O parlamentar ainda pediu a abertura do Hospital Maternidade Santa Maria, localizado no bairro de Mangabeira. “Como fazer saúde fechando os hospitais? Exijo a abertura da maternidade Santa Maria, que trabalhava muito bem. Temos que devolver essa unidade de saúde à Zona Sul da Capital”, afirmou o vereador, citando também o Hospital Santa Paula, que também foi desativado.

“Existem municípios que não têm rede de Saúde e fazem pactuação com a Capital, porém não chega o pagamento. São muitos os pacientes vindos do Rio Grande do Norte (RN), por exemplo, atendidos no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e no Ortotrauma de Mangabeira (Trauminha)”, citou Edson.

Parlamentar apoia projeto Saúde Mais Dez

Ainda em seu pronunciamento, Edson Cruz se posicionou favoravelmente ao projeto “Saúde Mais Dez”, movimento nacional em defesa da saúde pública, e pediu a votação da medida. “Precisamos melhorar a saúde pública do município. A bancada federal precisa levantar mais recursos para a Saúde e votar o Saúde Mais Dez”, declarou.

O movimento tem o objetivo de coletar assinaturas para desenvolver um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.

Ascom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui