Os 27 vereadores da Capital poderão inscrever seus gabinetes no projeto ‘Aprendiz de Vereador’, até a próxima terça-feira (26). O programa ofertará vagas de estágio voluntário para universitários de qualquer curso, que atuarão junto à assessoria dos políticos na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O edital e ficha de inscrição constam na página da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, no Portal da Câmara.

Os universitários vão vivenciar os bastidores do Parlamento Mirim através do estágio-visita por duas semanas. No final do período, eles responderão, a partir de projetos elaborados por eles próprios e sob a supervisão do vereador e sua assessoria parlamentar, à pergunta: “O que você gostaria de melhorar em João Pessoa?”.

- Publicidade -

Com a oportunidade, as iniciativas dos estagiários poderão virar Projeto de Lei (PL), Requerimentos, Indicações, Medidas de Fiscalização ou Estudo Técnico e, se aprovados, vigorarem como normas oficiais da Capital.

“A pedido de alguns gabinetes, que estão em discussão interna sobre a quantidade e o modo de recepção dos aprendizes, a Escola do Legislativo ampliou o prazo de inscrição”, explicou o presidente do setor, Paulo Eduardo de Sá Barreto.

Vagas

Para esta edição, serão viabilizadas até duas vagas por turno em cada gabinete. Ao todo, o programa vai acontecer em três quinzenas (de 16 a 27 de outubro; de 6 a 20 de novembro; e de 20 de novembro a 1º de dezembro), de acordo com um calendário preestabelecido para este semestre.

Atuação

Geralmente, os aprendizes de vereador são divididos em áreas temáticas de atuação, como: geração de emprego, erradicação da pobreza, economia solidária, iluminação pública, educação, saúde, habitação, políticas voltadas para grupos socialmente vulneráveis, turismo, inovação tecnológica, segurança, dentre outras. A partir da escolha da área e da vivência do cotidiano do Legislativo, é que os PLs serão desenvolvidos, sob a supervisão do vereador e sua equipe de gabinete.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui