Gestores de Segurança Pública de todo o país e ainda da Guiana Francesa prestigiaram, nesta quarta-feira (8), a abertura do XVII Seminário Nacional de Bombeiros, que acontece até sexta-feira (10) na Paraíba e reúne mais de 4 mil participantes no Centro de Convenções, em João Pessoa. O evento foi aberto oficialmente durante solenidade no Teatro A Pedra do Reino, pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, que representou o governador Ricardo Coutinho. A solenidade também contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto dos Santos Cruz.

“É com muita alegria que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, no ano do seu centenário, sedia este evento e recebe em nosso estado delegações nacionais, internacionais, militares, civis, conferencistas, expositores e congressistas de todo o país. O XVII Senabom tem como proposta congregar vários segmentos, com o intuito da troca de experiências e conhecimento, além da oportunidade de realização de negócios. De braços abertos os acolhemos, convictos de que será um grande evento, que ficará na história”, comemorou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros.

- Publicidade -

O secretário da Segurança, Cláudio Lima, destacou a importância de o evento estar sendo realizado no estado. “A Paraíba no cenário nacional tem uma importância significativa. Este ano a escolha do local onde aconteceria o Senabom foi baseada em critérios do próprio colégio de Comandantes Gerais e isso nos engrandece muito, porque traz troca de experiências e construções de protocolos no país”, frisou.

Em seu discurso, o secretário Carlos Alberto Cruz defendeu uma cruzada pela Segurança Pública. “É muito importante que sejam debatidos aspectos técnicos e também operacionais dessa atividade.  Tem que haver uma cruzada de união, da sociedade, da imprensa, do poder executivo, na parte de orçamento, de distribuição de recursos, de capacitação, de novos concursos, preencher os efetivos, do Poder Judiciário, Ministério Público, Sistema Prisional. Todos eles têm que ter como foco a segurança do cidadão e a valorização do trabalho policial”, defendeu. O general foi agraciado com a medalha do centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, instituída pelo governador Ricardo Coutinho em março deste ano.

O Senabom está sendo organizado pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, e é o maior evento bombeirístico da América Latina, reunindo este ano, em João Pessoa, mais de 4 mil participantes. Durante a abertura do evento, aconteceram apresentações culturais, com quadrilha, grupo de xaxado, show do sanfoneiro Edmar Miguel e palestra com o máster coach Marcelo Teixeira. As atividades ainda incluem a apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, provas técnicas e uma feira internacional de exposição de equipamentos utilizados na prevenção e combate a incêndios.

Secom-PB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui