O sistema de monitoramento de raios da concessionária de energia Enel Distribuição Rio, que atende aos municípios da região serrana do Rio, registrou 5.476 raios em Petrópolis este ano (de 1º a 8 de janeiro). Apenas ontem (8), foram 1.593 incidências de descargas atmosféricas na cidade. Teresópolis registrou 2.337 raios no período, sendo 1.298 durante o dia de ontem.

O trabalho de monitoramento feito pela Enel tem como principais objetivos identificar os locais de queda de raios, monitorar a evolução das tempestades, apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.

- Publicidade -

Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, a queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, a Enel listou dicas importantes de segurança que alertam sobre os cuidados que os clientes devem manter durante as tempestades, como evitar o uso do celular, do secador de cabelo e do ferro elétrico conectado à tomada; evitar também o uso de chuveiro ou de torneira elétrica; e, se possível, permanecer dentro de casa durante a tempestade.

Petrópolis interdita 19 imóveis após chuva

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis registrou 175 ocorrências após o temporal de ontem (8) e interditou 19 imóveis, sendo oito na Rua Piauí, cinco na Rua Alagoas e mais um na Rua Rio de Janeiro, todos esses no Quitandinha. Também estão interditadas casas na Rua Atílio Marotti, no Retiro; Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra; Estrada da Saudade, Alto Independência e Mosela.

O secretário de Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo Renato Vaz disse que a Defesa Civil “permanece em estado de atenção por causa da previsão de mais chuva para os próximos dias”.

De quinta-feira (2), da semana passada, até o dia de hoje, foram registradas 435 ocorrências e que estão sendo atendidas pelas equipes da Defesa Civil. Mais de 200 homens da prefeitura continuam na limpeza de ralos, remoção de árvores, remoção de lama e lavagem das ruas.

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui