Nesta sexta-feira (19), o ex-cadete de polícia Kyle Rittenhouse, de 18 anos, foi inocentado de todas as acusações em um julgamento em Kenosha, Wisconsin (EUA).

O júri deliberou sobre o caso durante quatro dias. O jovem era acusado de homicídio doloso, homicídio culposo e tentativa de homicídio. Contra ele também havia duas acusações de colocar a segurança de terceiros em risco.

Durante manifestações antirracistas, em Kenosha, em agosto de 2020, Rittenhouse matou dois homens e feriu um terceiro. Os protestos aconteceram em repúdio ao caso Jacob Blake, homem negro baleado por um policial branco durante uma abordagem na cidade.

Os atos contra a violência sofrida por Blake teriam sido marcados por tumultos, vandalismo e saques, na cidade de Kenosha. Na época, publicações em redes sociais convocaram “patriotas” armados para irem até a cidade, a fim de proteger vidas e propriedades.

Rittenhouse, que tinha 17 anos e morava em Illinois, foi a Kenosha armado com um rifle semiautomático. A defesa alegou que ele agiu em legítima defesa, ao reagir para salvar a própria vida após ser chutado, atingido na cabeça com um skate e ter uma arma apontada para sua cabeça.

Fonte: https://pleno.news/mundo

Foto: EFE/EPA/TANNEN MAURY

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here