A primeira-dama do Município de Campina Grande esteve durante toda esta semana em Brasília em busca de apoio para projetos na área da Saúde Mental para a cidade. A psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima foi ao Ministério da Saúde, acompanhada da coordenadora da Rede de Saúde Mental de Campina Grande, Lívia Sales, e da advogada Ana Cláudia Vital.

Elas foram recebidas pelo paraibano João Mendes, que é o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial do Ministério da Saúde. Na pauta, estavam a implantação de um Caps no Complexo Habitacional Aluízio Campos, a construção de sedes próprias para os Caps que funcionam em imóveis alugados, a reforma do Caps de Galante, a habilitação do Caps Ad 2 para Caps Ad 3 e o retorno do Programa de Volta para Casa dos moradores das Residências Terapêuticas.

- Publicidade -

A comitiva de Campina Grande também apresentou a rede municipal, mostrou os avanços como a abertura do ambulatório de saúde mental da Policlínica do Catolé e acertou a visita de técnicos do Ministério da Saúde ao Município nos dias 29 e 30 de setembro.

“Seguiremos no propósito de oferecer uma saúde mental de qualidade, pautada nas premissas da atenção psicossocial. E com o olhar sensível e compromissado da gestão, é certo que teremos muitas histórias exitosas para contar”, disse Lívia Sales.

Campina Grande completa, em 2023, 18 anos do movimento da Reforma Psiquiátrica, que resultou na abertura dos serviços e no exemplo de experiência bem sucedida, premiada pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Campina Grande tem uma rede com oito Centros de Atenção Psicossocial, quatro Residências Terapêuticas, 1 Centro de Convivência e os leitos de emergência psiquiátrica no Hospital Municipal Dr. Edgley. Em 2021, a Prefeitura de Campina Grande abriu o Ambulatório de Saúde Mental Psicóloga Ivânia Rodrigues, na Policlínica do Catolé. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também dispõe de atendimento com psiquiatra para casos graves.

Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui